A orla de Macapá ficou alagada na tarde desta segunda-feira (31) após um aumento no nível da água do rio Amazonas ocasionado por uma maré lançante (influência da lua cheia na maré). O fenômeno, comum nos meses de março e abril, acontece também por causa das fortes chuvas que atingem a cidade, segundo informou a Defesa Civil. O garçom Tiago Pofílio, de 30 anos, disse que ficou assustado ao ver a água se aproximar do bar onde trabalha.
“Primeiro ouvi o barulho das ondas fortes e depois quando vi a água já estava passando o muro de contenção”, declarou o garçom, que afirma ter se surpreendido ao ver a água atingir as calçadas e ruas que ficam na orla.
De acordo com o geólogo Valter Avelar, a soma dos fatores climáticos elevou o nível do rio para 3,5 metros. A altura, considerada crítica para alagamentos, se manterá até quinta-feira, 6 de abril. “Somente na sexta-feira [7 de abril] ela começará a baixar para 3,2 metros. (...) Estamos em um período de lua nova quando temos grandes marés, fator esse comum na Amazônia”, explicou.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, José Mont’alvern, destacou que motoristas e pedestres devem evitar o trânsito em áreas alagadas. “Temos que esperar a maré baixar. É um fenômeno natural, mas a população deve ficar atenta a qualquer possível inundação”, orientou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br