PÁGINAS ESPECIAIS DO BLOG

21 de junho de 2014

CIENTISTAS DO INPE E DA UF DE SANTA MARIA COLOCAM EM ÓRBITA O PRIMEIRO SATÉLITE CUBE SAT BRASILEIRO

Essa vitória de nossos cientistas brasileiros do INPE e UFSM deveria estar sendo comemorada...

BRASIL VENCENDO A COPA DO ATRASO 

TECNOLÓGICO:


Inpe começa a receber sinais do satélite 


brasileiro NanosatC-BR1

O Brasil começou a receber sem interferência os sinais do NanosatC-BR1, o primeiro satélite do tipo CubeSat desenvolvido pelo país e que entrou em órbita ontem com auxílio de um foguete lançado da Rússia, informaram nesta sexta-feira (20) fontes oficiais.
“Após um lançamento bem-sucedido, a estação em terra de Santa Maria (no sul do país) já recebe os dados do NanosatC-BR1″, informou o Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe), órgão responsável pelo nanosatélite, em comunicado.
Os radioamadores vinculados às instituições que participam do projeto também estão recebendo os sinais deste satélite em formato de cubo, com peso de um quilo, e destinado à pesquisa científica, apontou o Inpe. O satélite brasileiro foi lançado nesta quinta-feira (19) a partir da base de Yasny, na Rússia. O foguete russo Dnepr, no qual o satélite lançado, também colocou outros 30 artefatos similares de vários países em órbita.
O NanosatC-BR1 foi desenvolvido e fabricado por pesquisadores do instituto e da Universidade Federal de Santa Maria, sendo que sua carga útil está destinada ao estudo dos distúrbios na magnetosfera, principalmente nas regiões da chamada Anomalia Magnética do Atlântico Sul e do Eletrojato Equatorial Ionosférico.
Contra radiações – O aparelho também conta com instrumentos para experimentar, em voo, circuitos integrados resistentes à radiação desenvolvidos no Brasil e que podem ser usados em futuras missões de satélites nacionais de maior tamanho.
Além do manômetro e do circuito integrado desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Maria, o satélite conta com um equipamento informático cujo software, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, lhe permite se adaptar para suportar as radiações no espaço.
Este software também será testado para ser utilizado em futuros projetos espaciais brasileiros. Apesar de ser o primeiro CubeSat do INPE, o instituto nacional já desenvolveu vários satélites de maior tamanho, principalmente meteorológicos, e é parceiro de instituições chinesas na fabricação e na operação de vários satélites de vigilância terrestre.
Estes satélites chinês-brasileiros são usados, entre outras coisas, para fiscalizar o desmatamento na Amazônia. O CubeSat, por sua parte, é um aparato em miniatura de baixo custo projetado principalmente para aplicativos científicos por instituições acadêmicas. (Fonte: G1) - CLIPPING AMBIENTE BRASIL
SAIBA MAIS:

Satélite brasileiro conclui plano de voo e envia informações - Clique

Projetos de nanossatélites do País estão na direção correta, diz especialista - Clique

RADIOAMADOR CONTESTA:

O Primeiro Satélite de Radioamador Brasileiro foi o Oscar 17
No dia 21 de janeiro de 1990 a bordo de um foguete ARIANE, da agência espacial européia, lançado da base de Kourou na Guiana Francesa, o Brasil através dos esforços do radioamador PY2BJO, Junior Torres de Castro, envia o seu primeiro satélite. 
Denominado DOVE (Digital Orbiting Voice Encoder), ou OSCAR-17, que apesar de ter tido sucesso no lançamento, após algum tempo teve danificado seus equipamentos. A ideia do seu idealizador era transmitir à crianças de todo o mundo mensagens em várias línguas.
http://py2kdo.blogspot.com.br/2011/07/o-brasil-podera-ter-o-primeiro-satelite.html

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br