Em vazante, nível do Rio Tapajós desce 4 cm por dia em Santarém
Nível está 66 centímetros mais alto que o registrado em 2013.
Expectativa da capitania é que nível mínimo seja alcançado em novembro.
Com a vazante lenta, o nível do Rio Tapajós, em Santarém, oeste do Pará, desceu em média 4 centímetros por dia, de 26 a 28 de agosto. De acordo com dados da Capitania Fluvial, a régua registrou 6,34 metros nesta quinta-feira (28), 66 cm a mais do registrado em 2013, quando chegou a 5,68.
Em entrevista ao G1, o comandante da Capitania, capitão Robson Oberdan, disse que a vazante é lenta, e tem dias que é desigual. Apesar da regularidade nos últimos três dias, do dia 25 ao 26 deste mês o rio desceu 12 cm. “Às vezes mesmo em época de vazante o rio sobe um pouco, depois desce. Isso ocorre tanto na enchente como na vazante. Tem muitas oscilações, mas deve continuar lento até o mês de novembro, quando começa a se preparar para encher novamente”.
Em 2013, o Rio Tapajós alcançou o nível mais baixo, de 2,30 metros no dia 3 de novembro. Conforme análise destes registros, a expectativa da capitania é que este ano o rio alcance o nível mínimo de vazante no mesmo mês.
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O nível mais alto na cheia deste ano foi de 8, 12 metros no dia 2 de junho. O rio começou a baixar desde 3 de junho. “Apesar de estarmos em plena vazante, esse ano foi atípico, se assemelhou a 2009 quanto ao volume de água”, afirma o capitão.
Bancos de Areia
Apesar do rítimo lento, a capitania alerta para os perigos na navegação. “Os aquaviários terão que ter atenção aos perigos que ocorrem agora por causa da vazante, que são os bancos de arreia que vão surgindo, em alguns pontos existem pedras, e os demais obstáculos naturais. A navegação tem que ser exclusiva pelo canal navegável”, finaliza o comandante Robson.
Apesar do rítimo lento, a capitania alerta para os perigos na navegação. “Os aquaviários terão que ter atenção aos perigos que ocorrem agora por causa da vazante, que são os bancos de arreia que vão surgindo, em alguns pontos existem pedras, e os demais obstáculos naturais. A navegação tem que ser exclusiva pelo canal navegável”, finaliza o comandante Robson.
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