PÁGINAS ESPECIAIS DO BLOG

23 de agosto de 2014

AS ÁGUAS DO RIO PARAGUAI FINALMENTE ESTÃO BAIXANDO


Nível do rio Paraguai baixa lentamente e altura cai 40 centímetros em um mês


O nível do rio Paraguai, na régua de Ladário, baixou exatos 40 centímetros no período de um mês. Passou de 5,16 metros em 21 de julho para 4,76 em 21 de agosto. Nesse período a redução é pouco superior a um centímetro por dia. De acordo com análises da CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais), ligada ao Ministério das Minas e Energia, o comportamento fluvial segue em ritmo de queda.
 
Pelas projeções do CPRM, o rio Paraguai deve atingir 4,56 metros até o dia 29 de agosto. Em setembro, deverá ficar abaixo dos 4,50 metros já na primeira quinzena daquele mês. Para o dia 05 de setembro, a altura deve chegar aos 4,40 metros e no dia 12 deverá medir 4,25 metros. 
 
De acordo com análises da CPRM, "A estação de Ladário no rio Paraguai vem apresentando valores de cota de nível d’água na Zona de atenção, acima da curva de permanência de 10%. Atualmente o nível d’ água encontra-se em declínio".
 
O pico da cheia foi alcançado no dia 12 de junho, quando a centenária régua do 6º Distrito Naval de Ladário registrou altura de 5 metros e 42 centímetros. Essa marca se repetiu um dia depois (13 de junho). Daquele dia até 29 de junho, a altura do rio Paraguai sofreu oscilações, até entrar na sequência de baixa. Do pico até a quinta-feira, dia 22, o nível caiu 66 centímetros.
 
Nos 114 anos de observação do comportamento do nível do rio Paraguai em Ladário, 51 tiveram o valor máximo anual no mês de junho, 26 em maio, 23 em julho, 11 em abril, 2 em março e uma em agosto.  Quanto aos valores mínimos anuais, 33 ocorreram no mês de dezembro, 32 em novembro, 28 em janeiro, 16 em outubro, 4 em setembro e uma em fevereiro.
 
Ciclo
 
A propagação das cheias do rio Paraguai se dá ao longo de vários meses do ano, caracterizando o lento escoamento das águas no Pantanal. Isto se deve à complexa combinação das contribuições de cada planície cujas lagoas e baías funcionam como reguladores de vazão, acumulam água e amortecem a elevação do nível, durante o crescimento da cheia, e cede água durante a recessão.
 
Ocorrem enchentes locais em diversas regiões, ao longo do ano, dependendo do regime de chuvas. Na região entre Cáceres e Cuiabá, o trimestre mais chuvoso estende-se de janeiro a março, com ocorrência de níveis d'água elevados em março. Na sub-bacia do rio Miranda, o trimestre mais chuvoso estende-se de dezembro a fevereiro, com ocorrência de níveis elevados em fevereiro. Em Cáceres, as cheias ocorrem entre fevereiro e março, recebendo contribuições intermediárias a jusante, alcançam Corumbá, entre maio e junho, e Porto Murtinho, entre julho e agosto. De Bela Vista do Norte até deixar o território brasileiro, na foz do rio Apa.
 
O rio Paraguai apresenta um hidrograma de enchente muito uniforme, com apenas um pico anual, próximo a Forte Coimbra. A partir daí, podem ocorrer pequenos picos devido a contribuições locais.

FONTE: http://www.fatimanews.com.br/cidades/nivel-do-rio-paraguai-baixa-lentamente-e-altura-cai-40-centimetros-em/161358/


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br