A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) apresentou nesta quinta-feira (7/8) o balanço da Operação Araguaia 2014, cujo objetivo é intensificar a fiscalização durante o mês de julho na região do Vale do Araguaia. Em seis semanas, foram apreendidos 1.685 quilos de pescado e 34,8 quilos de carne de caça, o que resultou em R$ 176.959 em multas. Também foram apreendidas nove redes, quatro tarrafas, 15 boias e 70 pindas.
A Operação Araguaia 2014 começou no dia 27 de junho e teve atuação nos postos de fiscalização instalados no Vale do Araguaia e ao longo do rio, com atividades durante o dia e a noite. Com o término da intensificação dos trabalhos, as equipes de fiscalização foram reduzidas.
Nesta edição, 80 agentes estiveram diretamente envolvidos na operação, entre fiscais e policiais do Batalhão Ambiental da Polícia Militar. O número é maior do que em 2013, quando 56 fiscais e policiais do GT3 participaram da fiscalização. Entretanto, a quantidade de apreensões diminuiu em comparação a 2013, quando 1821 quilos de pescado foram apreendidos.
De acordo com a Semarh, em 2014, foi perceptível uma mudança no tipo de infrator. Enquanto nas outras edições da operação o pequeno infrator respondia pela maioria das apreensões, neste ano as irregularidades foram cometidas por infratores que transportavam grandes quantidades de peixe, visando lucro com o comércio ilegal.
Vale ressaltar que, desde 2013, Goiás adotou a “Cota Zero” para o transporte de pescado. A regra vale até 2016 e pode ser prorrogada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br