247 – Citando a legislação federal, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, defendeu nesta segunda-feira 11 a redução da atual vazão de água da bacia do rio Paraíba do Sul, em São Paulo, com destino ao Rio de Janeiro e Minas Gerais. Segundo ele, a medida não afetaria a água destinada ao consumo humano nesses Estados, mas apenas aquela que movimenta a hidrelétrica do rio Piraí, no Rio. A usina produz energia para cidades interioranas do Rio e Minas.
- Primeiro o abastecimento humano de água, depois o abastecimento de animais e depois os demais itens, alinhou Alckmin.
O tucano completou que, neste momento de crise hídrica, a usina do rio Piraí deveria ser substituída, ao menos parcialmente, pela operação de usinas termoelétricas, movidas a óleo diesel.
No início do ano, Alckmin também defendeu a preservação da água da bacia do rio Paraíba para abastecer as reservas de São Paulo. Mas o governador fluminense, Luiz Fernando Pezão, então recém empossado, reagiu sem meneios. Ele foi prefeito do município de Barra do Piraí.
- É impossível retirar água do Paraíba do Sul, sustentou Pezão. "Não vejo qualquer outra destinação (para as águas) a não ser a que já é feita para os Estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Não vou medir esforços para que isso continue assim.
Agora, diante de nova proposta de Alckmin, não apenas Pezão, mas também o governador de Minas, Alberto Pinto Coelho, devem se manifestar.
O governador paulista se cercou de dados técnicos para formular sua proposta.
- Apenas 45 metros cúbicos de água por segundo são usados para o abastecimento humano no Rio, aponta Alckmin, referindo-se à vazão da bacia do Paraíba. “No total, a vazão é de 113 metros cúbicos, prosseguiu, sustentando a redução para a hidrelétrica. Ele prometeu levar o assunto para discussão na Agência Nacional de Águas (ANA).
Na semana passada, a ANA notificou a Sabesp sobre a redução da vazão para diversas cidades paulistas, pressionando Alckmin.
Fonte: https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/149764/Alckmin-reabre-guerra-da-%C3%A1gua-E-agora-Pez%C3%A3o.htm
LEIA TAMBÉM:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br