O local foi escolhido por ser um dos principais pontos turísticos da capital. As imagens mostram ainda que o bar flutuante que funciona na região, já não flutua mais e se encontra preso a margem do local.
Repórter atravessa leito do rio Poti a pé para mostrar assoreamento
Confira também
Os pescadores que trabalha na região lamentam a situação e afirmam que já desistiram até de pescar em alguns trechos, pois os peixes desapareceram. O local virou um verdadeiro estacionamento de canoas.
Para o ambientalista Ribamar Costa, a situação pode ser revertida, mas precisaria de um grande empenho das autoridades para a execução de medidas urgentes. "Uma solução contra o assoreamento seria o esgotamento total de Teresina, já que a cidade possui apenas 17% de esgotamento. Outra medida seria o reflorestamento das margens para que em período de chuva ela não fosse levada para dentro do rio", explicou o ambientalista.
O secretário executivo do meio-ambiente, Dionísio Carvalho, que também fez a travessia, também lamentou a situação e garantiu que a prefeitura tem se empenhado em dar solução ao problema da poluição e assoreamento do rio.
"O prefeito mostrou bastante dedicação nesse sentido. Essa vegetação que estacionou aqui, já é resultado da limpeza que estamos fazendo no rio. Dentro de Teresina está sendo feito esse controle muito bem. A gente faz um monitoramento, mas o planejamento precisa ser feito a nível de bacia (Bacia do Rio Poti) para ser resolvida a situação", comentou o secretário.
Dionísio informou que será iniciado especificamente na região do encontro dos rios, um trabalho de dragagem ambiental para retirar a areia que se acumula no local e a prefeitura também fará uma parceria com o Departamento Nacional de Produção Mineral para procurar uma solução para a situação.
Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com
rayldopereira@cidadeverde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br