Tem como objetivo, divulgar e promover a preservação dos nossos cursos d'água, de superfície e subterrâneos, praias e Oceano. Nosso foco está na revitalização e preservação dos mesmos, através dos projetos e programas socioambientais. AS ATIVIDADES DESTE BLOG ESTÃO SUSPENSAS DESDE OUT DE 2014. ATENDENDO A INÚMEROS PEDIDOS, DEIXAMOS ABERTO AOS VISITANTES TUDO O QUE FOI PUBLICADO ATÉ AQUELA DATA. OBRIGADO.
PÁGINAS ESPECIAIS DO BLOG
22 de novembro de 2008
RIO PARAIBA DO SUL (RJ): INTERDITADA A EMPRESA QUE PROVOCOU VAZAMENTO
Empresa responsável por vazamento de pesticida é interditada
Eloisa Leandro, JB Online - 22/11/08
RIO - Os efeitos nocivos do vazamento de 1,5 mil litros do pesticida endosulfan no maior rio do Estado, o Paraíba do Sul, podem ser maiores do que o anunciado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, esta semana. Na tarde desta sexta-feira, a secretaria anunciou a interdição da empresa responsável pelo crime ambiental, a Servatis, e o pagamento de multa de R$ 10 milhões. Um dia antes, a Fundação Estadual de Engenharia de Meio Ambiente (Feema) liberou o consumo da água. Doze milhões de pessoas foram afetadas pelo vazamento. O produto é proibido mundialmente e provoca danos irreversíveis ao sistema nervoso.
Nesta tarde, o deputado estadual André do PV entrou com uma queixa-crime na Delegacia de Defesa do Meio Ambiente pedindo a prisão da direção da Servatis.
Mais de 80% da população da Região Metropolitana do Rio recebe o abastecimento de água do Rio Paraíba do Sul, que atinge ainda a outros 37 municípios e os estados de São Paulo e Minas Gerais.
Um movimento fundado por ambientalistas e pelo parlamentar em parceria com os estados vizinhos cria um plano de emergência e prevenção à poluição industrial e química da Bacia do Paraíba do Sul. Há informações que outras indústrias usem o pesticida na região, que abriga 80% do parque industrial do Estado.
O deputado André do PV denuncia a omissão do Feema por não criar um mapa de risco ambiental na área. O parlamentar pediu ao governador Sérgio Cabral que baixe um decreto proibindo a instalação e operação da Servatis. Cabral prometeu se manifestar sobre o caso neste sábado.
- O vazamento aconteceu às 3h da terça-feira e a empresa só comunicou os órgãos responsáveis horas depois, quando o produto já tinha avançado no rio. Essa empresa é criminosa. A direção da Servatis deve ser presa. Espero que o governador se sensibilize e baixe o decreto proibindo a atividade desta empresa – pede o deputado.
O problema não se restringe apenas ao consumo da d'água, mas também ao pescado. A contaminação da água provocou a morte de milhares de peixes. Um grupo de pescadores da Bacia do Paraíba do Sul promete entrar com uma ação civil indenizatória contra a empresa, na segunda-feira. O valor da ação não foi divulgado.
- Esse produto é altamente tóxico, nocivo. O pescado não deve ser consumido. Além de causar donos irreparáveis à saúde da população também acarreta prejuízos para os pescadores locais – frisa o ambientalista Sérgio Ricardo, destacando que o pesticida era usado pela empresa na produção de algodão, soja e café.
O presidente da Cedae, Wagner Victer, disse ao JB que o vazamento do endosulfan avança rápido, cerca de três quilômetros por hora. Para garantir a qualidade da água que abastece a região, Victer garantiu que equipes da empresa fazem monitoramento constante no rio e usam a captação de água de outros afluentes de rios.
- Não é condição única manter o sistema ligado. Além de fazermos a captação de outros afluentes, usamos o trecho de chegada do Paraíba do Sul ao mar, altura de São João da Barra, onde o produto já foi diluído – explica o presidente da Cedae, ao ressaltar que outras concessionárias de abastecimento de água atuam na região.
Victer, diante ao desastre ambiental, também condena o consumo do pescado retirado do Paraíba do Sul.
- A população deve evitar o consumo desse pescado – sugere.
Nesta sexta-feira, a secretária estadual de Ambiente, Marilene Ramos, o vice-presidente da Serla, Luiz Firmino, o vice-presidente da Feema, Luís Heckmaier e o delegado Fernando Reis, da DPMA (Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente) vistoriaram o local atingido pelo vazamento. Foram coletadas amostras da água em Volta Redonda e Resende. Segundo a Feema, os níveis do produto tóxico na água são aceitáveis.
No mesmo dia, a equipe fez uma vistoria na Servatis, onde foram constatadas diversas irregularidades, principalmente em relação ao armazenamento do produto.
- A partir desta segunda-feira, a empresa passará por uma rigorosa auditoria ambiental. Ao vistoriar a empresa, nós constatamos que o armazenamento de resíduos do pesticida endosulfan está totalmente inadequado, representando risco iminente de vazamento para o meio ambiente. A empresa também responderá por omissão, uma vez que os proprietários não comunicaram o vazamento, em tempo ágil, às autoridades ambientais – disse Marilene Ramos.
Esta não é a primeira vez que a empresa provoca dano ao meio ambiente. Há três anos, a Servatis foi responsável pelo vazamento de gás inseticida Dimetutato. Na última terça-feira, o desastre ambiente aconteceu por falha no descarregamento do produto, em Resende.
A assessoria da Servatis informou, por nota, que a empresa contratará auditoria externa para avaliar os riscos ambientais. Apesar das denúncias, a empresa desmente o alto risco de contaminação do pesticida endosulfan.
POSTAGEM DE COMENTÁRIO DE UM QUÍMICO SOBRE O VAZAMENTO NO RIO PARAIBA DO SUL, NO INTERIOR DO RIO DE JANEIRO:
Maurício de Santa Roza disse...
Senhore(a)s do SOSRiosBr:
O tal líquido utilizado como matéria-prima para produção de pesticidas é um organo-clorado altamente tóxido, como todos os desta "família", tanto assim que ficou evidente pela grande mortandade dos peixes.
Para se ter uma exata avaliação do verdadeiro perigo deste "endosulfan" nome fantasia que não revela nem exprime minimamente o que ele significa, seria preciso ver a FISPQ (Ficha de Segurança de Produtos Químicos) dele.
A Servatis deveria apresentá-la para as autoridades ambientais porque é o documento hábil que contém todas as informações necessárias para uma adequada avaliação e efeitos sobre o meio ambiente. Não se pode tratar de acidentes assim de maneira superficial porque está em jogo a saúde de muita gente como também da flora e da fauna atingidas.
As conseqüências poderiam ser devastadoras também para a vida humana.Tenho um especial interesse nesta questão porque há gente querida muito próxima vivendo na cidade de Resende - meu filho, minha nora e meu netinho mais jóvem (8 meses).
Assim que soube desta ocorrência aconselhei-os a não beberem nem a cozinharem com a água da cidade pelos riscos potenciais inerentes, deixando de utilizá-la pelo menos por um período de uma semana por segurança.
Meus dados para contato:e-mail: msroza@yahoo.com
Eng. Químico Maurício de Santa Roza.
Sds.
21 de Novembro de 2008 16:06
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
13 comentários:
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br
eu moro do lado do rio vc não tem noçao da destruição
ResponderExcluirrealmente terrível, o mal cheiro persiste e é doloroso ver isso tudo acontecendo, mais uma vez, sem que haja a punição devida
ResponderExcluirOs efeitos podem ser vistos em Itaocara - Rj Muitos kilometros de distância. Tem peixe morto no Rio. A companhia de água parou de fornecer água para não contaminar as caixas. Todos estão comprando estoque de água mineral. O pior é que aconteceu na 3a. feira passada é só ficamos sabendo hoje 5 dias depois.
ResponderExcluirPara ter uma ideia, da destruiçao do Rio, estive ontem, Terça-feira,24, na Ilha dos Pombos Além Paraiba ou Carmo (como queiram)e a quantidade de animais mortos era IMPRESSIONANTE! A Comandante da Policia Ambiental,de Além Paraíba, que lá estava, para mais uma vistoria, me falou que pelo menos 40 TONELADAS DE PEIXES DEVERÁO SER RETIRADOS DO RIO PARIBA DO SUL,SOMENTE NAQUELA BARREIRA QUE EXISTE LÁ,NO CANAL DE DESVIO DA AGUA QUE VAI PARA AS TUIBINAS.Peixes de todas as espécies, capivaras, jararés,garças,porcos, marrecos enfim ...:Ë GRANDE CRIME!
ResponderExcluirisso acontece por que ninguem é punido nesse brasil, porque se vosse coisas como essa nâo estaria contecendo.é triste vc olhar para o rio e ver tantos peixes mortos.
ResponderExcluiristo é uma vergonha paparo nosso país!
ResponderExcluirVIVEMOS NUM PAIS ONDE QUEM TEM DINHEIRO FICA EMPUNE DE UMA MATANÇA COMO ESTA,UM RIO MUITOS SE BENIFICIA DELE PARRA O CONSUMO DE AGUA, E UMA EMPRESA QUE TRABALHA COM UM MATERIAL QUE É PROIBIDO MUNDIALMENTE, QUE É ISTO ESCRETARIO DO MEIO AMBIENTE,PONHA ESTES CARAS ATRAS DA GRADES,MOSTEA QUE TU TEM PODER,ESTE TAL DE MINC QUE SE DIS SECRETARIO,QUE FALTA FAZ VOCÊ HELOISA QUE FALTA.....DEIXE EU VIVER PELO AMOR QUE VOCÊS TEM A DEUS DIS O PARAIPA DO SUL...SOCORRO.
ResponderExcluirSou de Alem Paraiba, e a anos moro ao lado do rio Paraiba do Sul, pois sou apaixonado por ele. Acordo cedo olho pela janela para ve-lo. Ha algum tempo atrás aconteceu o mesmo acidente e ninguem tomou providencia, será que desta vez irá acontecer alguma coisa.
ResponderExcluirSERA QUE DESSA VEZ MAIS SO DESSA VEZ ALGUEM VAI SER PUNIDO
ResponderExcluirNão entendo porque quase ninguem comentou sobre esse crime.As emissoras omitiram essa noticia, será que foi dinheiro que comprou o silêncio das grandes emissoras? E ficamos sem saber até quando esse veneno vai nos impedir de consumir as aguas do Paraiba.Que País é esse?
ResponderExcluirQuando somos pegos praticando pesca por diversão ou pra matar a fome, somos multados, perdemos nossos materiais de pesca,porque os fiscais querem mostrar serviço,mas sabemos que eles vendem esses materiais e acabam lucrando com isso. Mas um crime dessa proporção não vemos nada acontecer, simplesmente todos se calam, lógico que comprados pelo criminoso:isso é BRASIL...
ResponderExcluirA empresa que poluiu o Rio deveria repor cada quilo de peixe morto pelo veneno, seria o mínimo que os "grandes empresários" poderiam fazer para amenizar tal impacto!
ResponderExcluirEspero que haja punição aos responsáveis, pois sou pescador esportivo e estou profundamente abalado pelo fato ocorrido, infelizmente pude ver milhares de peixes mortos...
o rio paraiba do sul tem sido o divertimento de tantas pessoas a anos e multa nenhuma vai faser voutar os peixes cabe ao orgao competente obrigar a empresa responsavel pelo desastre faser uma repovoacao imediata e fiscalisar se esta sendo feita mesmo e mostrar para as testemunhas que sao os verdadeiros prejudicados
ResponderExcluir