Líquido tóxico vaza em rio, peixes morrem e 3 cidades ficam sem água no RJ
O vazamento de um produto químico tóxico no rio Paraíba do Sul (RJ) causou a mortandade de milhares de peixes e a interrupção no abastecimento de água em parte do sul fluminense nesta quarta-feira.
A Servatis, empresa de processamento de produtos químicos, reconheceu a responsabilidade pelo vazamento no rio, o principal do Estado e única fonte de abastecimento de água para cerca de 12 milhões de pessoas, segundo o governo do Rio.
O acidente aconteceu na manhã de terça-feira (18) na altura de Resende, mas só nesta quarta-feira a prefeitura do município tomou conhecimento sobre o vazamento, após pescadores relatarem a grande mortandade de peixes.
O líquido que vazou, segundo a Agência de Meio Ambiente de Resende, é composto de organoclorado, utilizado para fazer pesticidas e inseticidas. Após análise, a agência avaliou que o produto é altamente tóxico e nocivo para peixes e outros seres vivos do local. Segundo o órgão, milhares de peixes apareceram mortos desde terça-feira no leito do Rio.
"Está uma visão pavorosa. O impacto é brutal", afirmou o presidente da Agência de Meio Ambiente de Resende, Luis Felipe César.
Técnicos da prefeitura e da Agência Regional do Médio Paraíba da Feema (Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente) fizeram coletas nesta quarta-feira para um laudo sobre o acidente.
"A dimensão dos danos ainda será calculada, mas a empresa certamente será multada", afirmou César, segundo quem a Servatis é reincidente em problemas do tipo. Ele afirmou que, há alguns meses, a empresa causou um acidente ambiental aéreo e, por isso, foi multada em R$ 307 mil.
A Servatis reconheceu o vazamento, mas disse que só se manifestará sobre o caso no fim da tarde desta quarta-feira.
Abastecimento - Por causa do acidente ambiental, três municípios da região - Porto Real, Volta Redonda e Barra Mansa - interromperam o abastecimento de água para a população. O vazamento, segundo a Feema, ocorreu em um trecho do rio que vai em direção aos três município, em um trecho final de Resende.
Ainda não há previsão para o retorno do serviço.
Com nascente em São Paulo, o rio Paraíba do Sul corta quase metade do Estado do Rio, ou 37 municípios. Segundo a Secretaria Estadual do Ambiente do Rio, as águas do Paraíba do Sul são a única fonte de abastecimento para 85% da região metropolitana do Rio. (Fonte: Luisa Belchior /Folha Online/Ambiente Brasil
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Isso sem contar a quantidade de sódio metálico existente nas dependencias da empresa para a fabricação de "defensivos" agricolas. Uma substáncia altamente explosiva qdo em contato com água e altamente corrosiva qdo em contato com a pele, controlada inclusive pelo Exército brasileiro. Enfim, é um risco muito alto ter uma industria quimica assim e sem controles rigidos dos produtos e processos.
ResponderExcluirÉ uma pena que no Estado do RJ não tenha uma controle sério e rigido como tem a CETESB no estado de SP. Já estava na hora dos dirigentes daqui tomarem atitudes mais sérias para proteger o Rio Paraiba, pois o estado inteiro depende dele.
ResponderExcluirserá que esta empresa pagará a multa e continuará a poluir o nosso paraiba do sul?
ResponderExcluiraté quando o dinheiro vai valer mais do que a saude e a vida?
uma cena lamentavel,as margens do rio paraiba do sul em barra do pirai tem milhares de peixes mortos,alem das capivaras,patos q vivian as marguens q era atração do povo,mergulhoes e todos os animas domesticos a beira do rio.alem do mau cheiro.
ResponderExcluirUMA CENA DE DAR DOR NO CORAÇÃO E ESTA POLUIÇÃO ESTA CHEGANDO AO RIO GUANDU...A BARAGEN SANTA CESILIA MANDA AGUA PARA O ABASTECIMENTO DE TODA A POPULAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENCE.
é uma falta de vergonha o q aconteceu
ResponderExcluirSenhore(a)s:
ResponderExcluirO tal líquido utilizado como matéria-prima para produção de pesticidas é um organo-clorado altamente tóxido, como todos os desta "família", tanto assim que ficou evidente pela grande mortandade dos peixes.
Para se ter uma exata avaliação do verdadeiro perigo deste "endosulfan" nome fantasia que não revela nem exprime minimamente o que ele significa, seria preciso ver a FISPQ (Ficha de Segurança de Produtos Químicos)dele. A Servatis deveria apresentá-la para as autoridades ambientais porque é o documento hábil que contém todas as informações necessárias para uma adequada avaliação e efeitos sobre o meio ambiente.
Não se pode tratar de acidentes assim de maneira superficial porque está em jogo a saúde de muita gente como também da flora e da fauna atingidas. As conseqüências poderiam ser devastadoras também para a vida humana.
Tenho um especial interesse nesta questão porque há gente querida muito próxima vivendo na cidade de Resende - meu filho, minha nora e meu netinho mais jóvem (8 meses). Assim que soube desta ocorrência aconselhei-os a não beberem nem a cozinharem com a água da cidade pelos riscos potenciais inerentes, deixando de utilizá-la pelo menos por um período de uma semana por segurança.
Meus dados para contato:
e-mail: msroza@yahoo.com
Eng. Químico Maurício de Santa Roza.
Sds.
Caro Eng. Maurício De Santa Roza:
ResponderExcluirMuito importante e oportuno o seu comentário técnico sobre o vazamento do pesticidas organo-clorado no Rio Paraíba do Sul.
Na parte final da postagem desta data, onde noticia-se o fechamento da empresa responsável pelo acidente, reproduzimos o seu comentário, para que tenha maior visibilidade.
Se puder nos enviar um artigo (até uma lauda) sobre os pesticidas organo-clorados e outros produtos químicos que causam sérios danos à saúde das pessoas e da fauna em geral, para postarmos no blog, a título de esclarecimentos, ficaremos agradecidos. Anexar também um resumo de seu perfil.
Saudações eco-fluviais,
Equipe SOSRiosBr
Gostaria de saber se existe fiscalização por algum orgão governamental das instalações desta industria, se existir como tais problemas não foram verificados antes deste acidente? Curioso não????????????????????
ResponderExcluirO primeiro a ser preso deve ser o fiscal que vistoria essa instalação! Estado do Rio é de lascar, falo porque nasci e moro aqui!
ResponderExcluirinfelismente ainda acontece estas coisas com a naturesa o rio parahiba ja é tão sofrido que da pena de ver este terrivel acidente
ResponderExcluiros criminosos deven ser severamente punidos
cadeia neles.
Sou Sebastião Fernando, Técnico em Contabilidade e Universitário Bacharel em Ciências Contábeis:São Fidélis/RJ: Nossa Cidade também já está sendo atingida por mais esse modelo de busca ao lucro sem utilizar medidas de segurança geral. Mais uma vez quem pagará a CONTA SOMOS NÓS. COMO? Ao ser atingidos por doenças como Câncer e outras ou ver nossos amigos, filhos, netos e várias gerações serem eliminadas da face da terra por uma corrida sem limites aos ganhos fáceis; a riqueza ilícita. Onde estão os Órgãos de Fiscalização? Não agora para multar! Eles sempre aparecem, multam, as empresas recorrem e fica por isso mesmo! Será que em seguida não será a vez da empresa de Cataguases, deixar mais uma vez os diques se romperem? Será que com o acontecido, haverá uma mobilização Nacional para fiscalizar empresas potencialmente poluidoras? Em fim eu só tenho a Condição de deixar meu apelo: Ao Governo Federal; Aos Governos Estaduais e Aos Governos Municipais, para que realmente tratem nós cidadãos com respeito e busquem se possível respeitar pelo menos um dos mandamentos: Amar ao próximo como a si mesmo!
ResponderExcluirAbraços de Sebastião
Fernando de Souza Gomes - São Fidélis/RJ. 25-11-2008 - Resta-nos Rogar AO DEUS ALTÍSSIMO PARA QUE NOS LIVRE DAS SEQUELAS DE MAIS ESSE DESASTRE! A PAZ DE CRISTO PARA TODOS!
Adailton da Cunha Maia
ResponderExcluirOlha, eu acho o seguinte: Como uma empresa consegue funcionar precariamente com produtos tão perigosos? onde fica a fiscalização? será o jeitinho brasileiro?. acho que se tem que cobrar alterações sobre segurança para que a empresa volte a funcionar e deve funcionar, até para pagar a multa, e algo como se exigir dela uma criação de peixes diversos à serem soltos no rio e tambem algo para reduzir a poluição no rio Paraíba entende ela funcionando, poderá ajudar à reparar fisicamente o mal, fechar ou e pagar multa não resolve, pois quem fica com a multa, o dinheiro será para limpeza e repovoamento do rio?. Deve funcionar e reparar o erro.
Será q as pessoas q ingeriram esses peixes sem saber terão algum tipo de problema de saude? E será q as autoridades já estão se preocupando com que meio os pescadores que vivem da pesca, sustentarão suas famílias? Porque este é um grave problema.
ResponderExcluirEu moro em Alem Paraiba, é pavorozo o q se ve por aqui.Muita falta de competencia dessa industria.Tem que ser punida, imagina quantas pessoas estão prejudicadas. E quem vai ajudar a estas pessoas. E acho que essa industria deveria repor alevinos durantes anos .
ResponderExcluirO nosso rio esta morrendo. Façam alguma coisa.
Agradeço desde ja a essa oportunidade.
É incompreensível que os meios de comunicação não tenham divulgado a intensidade do desastre.
ResponderExcluirSe a mortandade foi tal, imaginem o que poderá acontecer a todo tipo de vida que depende do rio Paraíba do Sul, inclisive as nossas.
Como podem liberar o funcionamento de empresa deste tipo!!! Logo próximo ao leito de um rio, que é fonte de água para pessoas e animais. A solução é que estas empresas vão se instalar distantes de Rios e praias, pois o impacto ambiental será menor. Espero que as autoridades competentes se organizem, monitorem estas empresas e os fiscais também!!! \Reflitam, traçem um plano emergencial, e tomem ações, não só de multar??? Mas de prevenir para que o futuro a tragédia não seja muito, muito, muito maior,...
ResponderExcluirNa realidade, não foram somente 3 municípios que deixaram de abastecer a população...eu moro em Três Rios, e estamos se água até hoje...Paraíba do Sul também está sofrendo...mas fazer o que né...as leis ambientais brasileiras são uma das melhores do mundo, mas somente no papel...quando ela for realmente colocada em prática, será bem diferente!
ResponderExcluirmoro em são fidélis e foi interrompido o abastecimento de água desde segunda-feira, mas o que nos deixa mais triste é ver inúmeros peixes mortos ao longo do RIO, espero que as autoridades possam punir esta empresa não apenas anunciar que os puniu.
ResponderExcluirO Rio Paraíba do Sul Grita!!!! Por Socorroooo!!!
ResponderExcluirEstamos indignados mais uma vez: Rio Paraíba do Sul - depósito de lixo - e a contaminação do seu leito com poluentes de alto risco para a vida dos moradores ribeirinho. (Vazamento de Pesticida da empresa SERVATIS matou toneladas de peixes).
Somos moradores de Sapucaia-RJ, município que já vem sofrendo com a construção da Barragem LIGHT - obra esta que deve durar mais uns 05 anos e na qual o leito do rio da cidade será reduzido em aproximadamente 70% .
Na última terça-feira presenciamos mais um acontecimento no Rio Paraíba do Sul. Fomos constatar a grande e tristonha realidade, na represa da Light, em Porto Velho (Carmo-RJ). Devido a um desastre ambiental ocasionado pelo derramamento de material químico nas águas do rio que corta 37 cidades nos estados do RJ, MG e SP, em só dia foram retirados 06 (seis) caminhões de peixes mortos pela poluição (Piau, Traíra, Cascudo, Dourado, Carpa etc.) e também animais como: Lontra, Capivara, Paca e Jacaré. Somos grupos de pescadores amadores sofrendo na carne e “na alma” os descasos com o nosso rio. É nosso lazer navegar, acampar e pescar às margens do Rio Paraíba do Sul. Mas, e aqueles (pescadores, por exemplo) que sobrevivem do que o rio lhes oferece? Que vêem seu sustento ir embora pelas mãos destruidoras dos homens, que não se preocupam com o meio ambiente ou com o nosso futuro!
O que é ainda mais grave é que estamos na PIRACEMA, ou seja, época em que os peixes sobem o Rio para desovar.
É possível calcular o nosso prejuízo? O prejuízo do Meio Ambiente?
Esta será a herança que deixaremos para nossos filhos e netos. Vamos pagar caro pelo que chamam de “progresso”... Todos nós sabemos que no final, serão os mais pobres, o interior e o que não tem vez nem voz que ficarão com as contas para pagar... Até quando?
Sabemos que são diversos os problemas de poluição e contaminação do Rio Paraíba do Sul, como: desmatamento, construções desordenadas, indústrias poluidoras, esgotos, resíduos sólidos e outros efluentes domésticos.
Em relação a esta calamidade causada pela Empresa SERVATIS com o vazamento do poluente (pesticida endosulfan), qual será a ação da FEEMA em relação a esta Tragédia ao Rio Paraíba do Sul?
• Multa de 10 milhões irá recuperar a vida do Rio Paraíba do Sul?
• Por que se falou tão pouco nesta tragédia?
Beto Perroni
Sapucaia-RJ
Vamos nos mobilizar para salvarmos pelo menos o que esta EMPRESA IRRESPONSÁVEL tirou do nosso Rio Paraíba, uma mobilização para repovoar os peixes do nosso rio, por que se depender das autoridades competentes só teremos peixe daqui há uma década. Sou morador do Município de CANTAGALO/RJ, onde fica o distrito de São Sebastião do Paraíba e que fica às margens do Rio Paraíba, e ontem estive lá, e é de doer o coração em saber o que aquele simples povoado írão sofrer com as consequências deste DESASTRE ECOLÓGICO! O PARAÍBA PEDE SOCORRO AGORA!!!!!!!
ResponderExcluirisso e crime,jogar produto quimico e errado assim todos nos vamos e morrer com essa poluiçao toda temos que fazer alguma coisa se nao vai ser uma tragedia so relou gente acorda se nao morrer e so isso gente obrigado gente.
ResponderExcluirnao devemos jogar lixo no rio paraiba do sul.
ResponderExcluirobrigado por publicar o meu depoimento.
ResponderExcluirAJUDE A SALVAR O RIO PARAIBA DO SUL.
ResponderExcluirtemos quecuidar do rio paraiba do sul.
ResponderExcluirobrigado pela atençao beijinhos.
ResponderExcluiroi eu sou maiara orelhão,eu acho isso errado
ResponderExcluirpoluir o rio paraiba dosul...
como vai a qualidade das aguas do rio Paraiba
ResponderExcluirAJUDE A PRESEVAR O RIO PARAIBA DO SUL
ResponderExcluirNÃO JOGUE LIXO NO RIO PARAIBA DO SUL
ResponderExcluirA OSCIP- Instituto água viva do saber-foi criada, recebeu certificado do M.J. em novembro/09,por mim,adv.em S.P.Mas filho de Itororó-Ba, onde tem o rio colônia,que foi transformado em esgoto a céu aberto. Digo foi transformado, pq um prefeito que ficou por aqui 08 anos, não fez manutenção como deveria, e, a situação do esgotamento sanitário, sem manutenção virou esgoto.
ResponderExcluirOcorre, que,com um grupo de amigos em S.P. montamos essa OSCIP-água viva, e no momento estou em Itororó, buscando apoio de todas as pessoas,para montar um projeto e buscar recursos,para salvar esse importantissimo rio, chamado colônia, antes que toda essa região pereça.
estou em busca de apoio de recursos, para sanear nosso rio colônia.
VAMOS SALVAR O RIO COLONIA-VISTA ESSA CAMISA.
OSCIP-INSTITUTO ÁGUA VIVA DO SABER.
Diretor / presidente: Florisvaldo Lopes Gonçalves-Adv-ambientalista.
O orçamento e o projeto para buscar recursos para salvar nosso rio colonia, está em fase de montagem.
ResponderExcluirAssim que estiver pronto enviarei uma cópia para nosso amigo prof. Jarmuth, nos ajudar nessa busca de recursos em prol de nosso rio colonia, Itororó, Ba.
Atenciosamente
FLG.OSCIP.
Presidente
Instituto água viva.
Abraços ecológicos...
Caro Lopes,
ResponderExcluirFavor me enviar um e-mail urgente: prof.jarmuth@sosriosdobrasil.blogspot.com
tenho novidades sobre o Rio Colônia, inclusive fotos.
jarmuth
Caro Professor Jarmuth, ainda estou as voltas com o engenheiro que pegou os dados para elaborar o orçamento do rio colônia e, ainda não me entregou; assim, fiquei afastado desse meio comunicativo; só hoje entrei, quando vi vosso pedido de meu e mail;aqui vai: flgadvlopes44@yahoo.com.br
ResponderExcluirO senhor sabe que, quando se depende dos outros para fazer algo, quando esse outro atrasa o que o encomendamos, complica, um pouco;
Estou aguardando esse orçamento há 70 dias, e até agora nada; já estou pensando em procurar outro eng. mas esse é meu amigo há 15 anos; por isso tenho que ter um pouco mais de paciencia;
Instituto água viva do saber.
Florisvaldo Lopes Gonçalves
isso esta virando uma safadeza uma poca vergonha!!!o que esta acontecendo com o brasil!!!!vamos melhorar isso!!!
ResponderExcluir