Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de novembro de 2008

VERÃO, CHUVAS E LIXO...A DENGUE ESTÁ DE VOLTA!


Chegada das chuvas aumenta importância de prevenção contra dengue

O estado do RJ registrou até outubro 249 mil casos da doença. Segundo a Secretaria de Saúde, mais da metade dos infectados tem entre 15 e 49 anos. O número de óbitos confirmados por causa da dengue chega a 174 agora em 2008.

Com a proximidade do verão e a chegada das chuvas, começam as preocupações da professora aposentada Nely Nery com o perigo do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. “Tomo cuidado para não deixar nada que possa acumular água da chuva. Nem planta eu tenho para evitar focos do mosquito. E fico sempre atenta às visitas dos agentes da vigilância”, conta.

Todos esses cuidados, no entanto, podem ser em vão se um vizinho da professora não tomar a mesma atitude. E isso é mais comum do que se imagina. No mês de novembro, 120 homens do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro fizeram uma operação para identificar focos do mosquito da dengue em mais de 12 mil residências da Ilha do Governador. Mais de 7,5 mil estavam fechadas ou os moradores recusaram a vistoria.

O estado registrou até outubro 249 mil casos da doença. Segundo a Secretaria de Saúde, mais da metade dos infectados tem entre 15 e 49 anos. O número de óbitos confirmados por causa da dengue chega a 174.


Águas paradas em pneus, garrafas plásticas, vasos de plantas, plantas que retém água, lixos e valetas com água parada, são os locais ideais para o criadouro dos mosquitos.


“O mosquito se desenvolve em ambiente escuro, com água parada e limpa”, explica a diretora de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Rosely Cerqueira. “A população precisa ficar atenta aos recipientes onde a água pode se acumular, como pneus, garrafas, vasos de plantas, restos de obras, sacolas plásticas e até a gaveta da geladeira”, acrescenta.

Municípios em alerta


O Ministério da Saúde já identificou 71 municípios em estado de alerta por causa da dengue, 14 deles são capitais. Em outros cinco, há risco de surto: Itabuna e Camaçari, na Bahia; Epitaciolândia, no Acre; Mossoró, no Rio Grande do Norte; e Várzea Grande, em Mato Grosso. Outros 71 municípios estão em estado de alerta, 14 destes capitais.

Em caso de foco não controlado do mosquito na vizinhança, o ministério aconselha a comunidade a procurar a Secretaria de Saúde do município.

Quando houver suspeita de contaminação, especialistas alertam para o risco de se automedicar. O ideal é procurar o posto de saúde mais próximo, já que os sintomas da dengue são muito semelhantes aos da gripe. Em caso de dúvida sobre a doença, basta se informar pelo Disque Saúde, do Ministério da Saúde pelo telefone 0800 611997. (Fonte: Radiobrás)


VOCÊ ESTÁ FAZENDO A SUA PARTE PARA COMBATER O MOSQUITO DA DENGUE OU ESTÁ FACILITANDO SUA PROLIFERAÇÃO?

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

4 comentários:

  1. tem qu elimpa eses rios de reto e sem rato eles tem que limpa um valao aqui no campo grande bairo cosmos em iunhaiba na escola guararapes

    ResponderExcluir
  2. Minha sugestão está no meu Blog em e-mail que enviei ao Prefeito da cidade de Piumhi com cópia para diversos órgãos do Ministério da Saúde.

    ResponderExcluir
  3. O endereço do meu Blog com a sugestão enviado por e-mail ipsis litteris está em:

    http://tioburuno.blogspot.com/2010/05/bueiros-retendo-agua-e-as-prefeituras.html

    ResponderExcluir
  4. Tá excelente seu Blog Tio Bruno,

    Vou trabalhar suas postagens no SOS Rios para servir de alerta para muitos prefeitos criadores do mosquito da dengue!

    Abçs

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br