Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de novembro de 2008

V ENCONTRO CULTIVANDO ÁGUA BOA - FOZ DO IGUAÇU (PR)




O que é o Cultivando Água Boa

Desde a formação do reservatório da Itaipu Binacional, a empresa vem monitorando as condições da água e tem constatado que sua qualidade no reservatório e na região de sua influência, constituída pela Bacia Hidrográfica do Paraná 3 (BP3), com 29 municípios, 8000 km2 de área e uma população de aproximadamente de 1 milhão de habitantes, apresenta cinco principais problemas: assoreamento, eutrofização, mexilhão dourado, agrotóxicos e o desmatamento. Estas questões afetam os usos múltiplos do reservatório (pesca, água para o consumo humano, lazer, etc.).

Diante dessa constatação e da nova missão da Itaipu Binacional, que incorporou a responsabilidade socioambiental, foi criado o Programa Cultivando Água Boa, que tem a sua essência na Gestão por Bacias Hidrográficas, cuidando da água e seu uso racional.

As suas ações vão além da recuperação e conservação ambiental e legal; busca, sobretudo, a sustentabilidade plena da vida, ampliando as dimensões tradicionais (ambiental, social e econômico-financeira), por meio de ações orientadas a provocar e estabelecer mudanças na humanidade, principalmente no modo de ser/sentir, viver, produzir e consumir, atuando de forma participativa com a comunidade, ONGs, órgãos governamentais, iniciativa privada, entre outros. Hoje são mais de 2 mil parceiros envolvidos.

Prêmios e reconhecimentos

O Cultivando Água Boa, pelas premiações recebidas, está sendo conhecido e reconhecido como uma das melhores práticas socioambientais nos cenários nacional e internacional. Os méritos, em especial, também devem ser atribuídos e compartilhados com os inúmeros atores e parceiros do programa.

Leia mais

Programas e Projetos Socioambientais do Cultivando Água Boa

Programa Gestão por Bacias Hidrográficas
Objetivo: Executar o manejo e conservação sustentável de água e solo nas bacias de influência sobre o reservatório de Itaipu, consolidando a gestão por bacias hidrográficas, a fim de reduzir o aporte de sedimentos, nutrientes e outros contaminantes.

Programa Educação Ambiental

Leia mais

Objetivo

Estabelecer critérios e condições para orientar as ações socioambientais relacionadas com a conservação dos recursos naturais, centradas na qualidade e quantidade das águas e na qualidade de vida das pessoas, por meio de ações e atitudes que promovam as mudanças de comportamento da sociedade nos modos de ser/sentir, viver, produzir e consumir.


V ENCONTRO CULTIVANDO ÁGUA BOA
Superando os Divisores de Águas/Pactos pela Vida Sustentável
De 23 a 25 de Novembro de 2008 - Foz de Iguaçu - Paraná

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br