Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de novembro de 2008

CONGRESSO VALE MANAGEMENT: ECONOMIA, MEIO AMBIENTE E GESTÃO DE PESSOAS



Grandes Mestres

Jornal Vale Paraibano - 20.11.2008
Por Cristina Souto Rigotti*

Lidar com as adversidades e interagir neste universo global é o grande desafio dos brasileiros (e por que não dizer do mundo?). Como era previsto, a economia americana está em recessão. Triste, afinal somos todos irmãos, fazemos parte da mesma centelha divina.

Os reflexos estão nas pessoas desempregadas, no desespero dos pais de família, nos indivíduos perdendo suas casas, nas velhinhas buscando uma segunda fonte de renda, quando o homem de meia idade não consegue nem a sua primeira fonte de renda.

A grande mestre Amyra El Khalili, indicada para o "Prêmio 1000 mulheres para o Prêmio Nobel da Paz" pelo trabalho dedicado a luta das mulheres por melhores condições de vida, economista crítica, e bem conceituada, enfaticamente nos fala sobre a crise financeira global e seus impactos na América Latina, fazendo um maravilhoso meio de campo entre economia, finanças e meio ambiente. Afinal, por que tudo isso está tão interligado?

Na verdade, é um verdadeiro reflexo de atitudes impensadas, de interesses pessoais, de pessoas mal intencionadas governando. É o descaso dos líderes com a água do planeta, onde emitem certificados com direito de poluir, onde permitem a construção de mansões em mananciais de preservação ambiental.

A ética existe para o outro, não para se governar com ética! O desenvolvimento da agricultura e a preservação do meio ambiente, ficam somente no papel.

O professor Jarmuth de Oliveira, fundador do projeto SOS Rios do Brasil, é uma pessoa simplesmente adorável, séria e comprometida. Através do seu trabalho busca a conscientização e a participação das comunidades e das empresas na recuperação, preservação e valorização de nossos recursos naturais.

Faz o que os governos deveriam fazer... alguns tentam, para se proteger criam planos pilotos a qualquer custo. A esmo, mudam índices de cotas de alagamento para se preservar, não preservar o meio. Há governantes e governantes, tudo pelo bem do povo, para não dizer de si próprio.

Mas ainda temos a chance de dar a Grande Virada. Esse é o tema do livro de mais um grande mestre, o professor José Luiz Tejon. Vivendo em orfanato até os 13 anos, nos dá uma lição de superação. É difícil a luta, mas é possível vencer. Cada obstáculo, uma aprendizagem. Cada aprendizagem, mais capacidade para viver neste mundo com tantos nuances e tendências.

Podemos trabalhar a nossa transitoriedade naturalmente, dia após dia, e acreditar que com a força divina, podemos transformar o mal em bem, onde for possível estar.

Lidar com a nossa empregabilidade e transição da nossa carreira, é o desafio que nos propõe a professora Carolina Camba. É um verdadeiro aprimoramento, com possibilidades e caminhos que se abrem quando nos abrimos para eles. Temos que acreditar que no Brasil podemos buscar nossa segunda carreira para não ficarmos reféns da empresa que nos emprega, por que permitimos, ou porque nos acomodamos.

O grande desafio é buscar mudar sua vida. Se os índices te amedrontam, não preste atenção neles, aprimore-se, e olhe para frente, e diga... eu quero, eu posso, eu vou!

Cristina Souto Rigotti é psicóloga, especialista em coaching e hipnose, consultora empresarial, organizadora do Vale Management 2008
A PROFª AMYRA EL KHALILI, DA ALIANÇA BECE RECOS, COM SUA PECULIAR SABEDORIA E DOMÍNIO DOS NÚMEROS, DEU UM SHOW QUE ENCANTOU OS PRESENTES NA NOITE DE QUINTA-FEIRA, MOSTRANDO "OS PORQUÊS" E OS "PERIGOS" DA CRISE ECONÔMICA MUNDIAL, QUE ESTÁ TIRANDO O SONO DE MUITA GENTE...
A PALESTRA PROFERIDA PELO PROF. JARMUTH ANDRADE - SOSRiosBr EM 20/11, INCENTIVOU OS PRESENTES A PARTICIPAR DO ESFORÇO DA PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS EM SUAS COMUNIDADES, PRINCIPALMENTE DOS CURSOS D' ÁGUA QUE PRECISAM DE LIMPEZA, DESPOLUIÇÃO E CONSERVAÇÃO.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br