Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de novembro de 2008

RECUPERAÇÃO DO RIO DAS CINZAS - Projeto Piloto da GREEN CROSS BRASIL

O rio das Cinzas é um rio brasileiro que banha o estado do Paraná.
O rio das Cinzas nasce no município de Piraí do Sul e corre me direção ao rio Paranapanema, trajeto pelo qual recebe diversos afluentes e ajuda a alimentar outros rios da região.
Foi um rio em que o bandeirantes acharam ouro e diamantes, em pequenas proporções, embora muito garimpado no início do século XX.
Ainda é um rio de águas limpas, embora já receba muita poluição por onde passa, muitos pescadores ainda tiram desse rio a sua fonte de renda e outras por lazer. Deságua no Rio Paranapanema.


Vida nova para o Rio das Cinzas

Com o lema “Água para a paz”, a Green Cross Internacional tem focado seu trabalho nas bacias hidrográficas mundiais, visando sua utilização racional, preservação e gestão democrática do ponto de vista geopolítico, aliado às ações que contribuam para a diminuição das desigualdades sociais entre os povos.

Na América do Sul uma das ações da entidade foi iniciada na Bacia do Prata, abrangendo Brasil, Paraguai, Argentina, Bolívia e Uruguai. Nessa perspectiva, em 2007 a Green Cross Brasil deu início a um projeto-piloto no Rio das Cinzas, no município de Jacarezinho (PR), com o objetivo de contribuir para reverter a situação de degradação ambiental existente em vários trechos do rio.

A iniciativa é uma parceria da entidade com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Ministério do Meio Ambiente, governo do Paraná e a ONG Age Brasil, informa Marco Antônio Castanheira, engenheiro agrônomo com especialização em gestão ambiental e agricultura orgânica e conselheiro da Green Gross Brasil.

O Rio das Cinzas é um importante afluente do Rio Paranapanema, que integra a Bacia do Prata, percorrendo oito municípios no Norte do Paraná.

De acordo com Castanheira, o cenário atual é de deterioração em vários dos seus trechos, problema que tem origem, entre outros, no desmatamento sem critérios que resultou na erosão do solo e conseqüente depósito de terra no seu leito, provocando trechos de assoreamento.

Além disso, o rio recebe dejetos industriais e esgoto, poluição que deságua no Rio Paranapanema e, portanto, na Bacia do Prata. Essa situação levou, inclusive, a promotoria da cidade de Jacarezinho e a comunidade local a se aliarem em busca ações para a recuperação das áreas degradadas.

O projeto-piloto da Green Cross e parceiros prevê a utilização de técnicas de conservação e manejo do solo, de forma a impedir que as enxurradas continuem levando terra para o leito do rio; a recomposição florestal e vegetal com o reflorestamento das encostas e matas ciliares e ações de educação ambiental voltadas para as famílias, empresas e escolas, com foco também na promoção da qualidade de vida da população local.

“Não podemos nos esquecer da necessidade de bem-estar dos seres humanos”, ressalta o conselheiro da Green Cross Brasil. O referido projeto já foi aprovado pelas autoridades competentes e aguarda, agora, recursos para que seja implementado na prática.

O que é a GREEN CROSS BRASIL

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

4 comentários:

  1. meu nome carlos r lopes (e-mail stnsconceiao@hotmail.com), e, gostaria que nos afluentes do rio das cinzas constace o nome e estudos do rio (corrego) agua da onça, que é um dos dos pequenos afluentes do rio cinzas, "tanto que existe até uma comunidade no municipio de bandeirantes que leva este nome (bairro agua da onça)" mas todos os saites que tem visualisador via satelite não abrange esta região que fica a apenas alguns quilometros acima da br 369 entre bandeirantes e andira.

    ResponderExcluir
  2. muito simples, a margens do rio cinzas esta tomada por cevas, que pescadores amadores fazem p/ poder pescar, entao nada mais justo, que, estes cuidarem deste pedaço que possue na margem do rio, cuidando p/ deixar a vegetacão, nas margens p/ que nao venha as erosões, e que plantem 4 ou 5 mudas de árvores, tenho certesa que todos vao colaborar. Atraves da prefeitura ou outro orgão, atraves de folhetos ou outra divulgação, a cidade inteira fica sabendo em 1 ou 2 dias, em se tratando de cidades pequenas, como Andirá, é uma maneira de ajudarmos a natureza, pois estas pessoas vao ao rio toda semana, na mais justo do que cuidar deste pedaço de rio que ela uzuflui. Estou a disposicão p/ ajudar no que for preciso, p/ divulgar, etc. obrigado meu email. jmartuche@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Se ainda nao existe, deveria existir uma lei que realmente obrigasse os propietarios de terras as margens de rios, riachos ,arroios, corregos e nascentes, a respeitar as matas ciliares, nao permitindo a derrubada, e os pecuaristas fossem obrigados a construir sercas evitando que o gado chegue ate as margens dessas correntes de agua, que as prefeituras e as comunidades em geral tirassem um dia por ano para efetuar a limpesa.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br