Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de novembro de 2008

ASTRONAUTAS TRANSFORMAM URINA EM ÁGUA POTÁVEL NA ESTAÇÃO ESPACIAL

CONQUISTA ESPACIAL - Transformar urina em água é o primeiro passo para a colonização do espaço

Astronautas conseguem transformar urina em água potável

Depois de cinco dias de frustrações, astronautas da Estação Espacial Internacional conseguiram fazer funcionar aparelho que filtra a urina e a transforma em água própria para consumo humano

Se sua urina fosse transformada em água potável, você beberia? Pois os astronautas da Estação Espacial Internacional estão pulando de alegria por causa disso. Depois de cinco dias de tentativas frustradas, eles conseguiram fazer funcionar os equipamentos que filtram a urina e a transformam em água própria para o consumo humano.

Até esta terça-feira (26), a máquina não havia conseguido realizar todo o processo, que dura cerca de quatro horas. Ter um grande estoque de água potável é um dos maiores problemas para programas espaciais de grande duração e um dos maiores desafios para a ampliação da estação espacial e estabelecimento de colônias de astronautas e cientistas no espaço.

O comandante da estação espacial, Mike Fincke, disse à Missão de Controle na Terra que “as palavras apropriadas seriam ‘Yippee’”. A resposta da missão foi: “vai ter festa mais tarde”.

Um outro teste está planejado para esta noite, enquanto os dez astronautas que estão na estação espacial – sete do ônibus espacial Endeavour e os três tripulantes da estação.

O processador de urina é o principal componente do sistema de reciclagem de água de US$154 milhões entregue à estação pela Endeavour. O funcionamento correto do sistema é fundamental para dobrar a capacidade da estação de três para seis astronautas já em 2009.

A água feita a partir da urina ainda não foi bebida pelos astronautas. Amostras serão trazidas para a Terra para análise e apenas a partir do ano que vem os astronautas irão beber a água que, em menor escala, também será produzida a partir do suor humano.

Fonte: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/Site Tratamento de Água


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br