Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

30 de novembro de 2008

VENENO NO RIO PARAIBA DO SUL (RJ) - Toneladas de peixes mortos

Milhares de toneladas de peixes foram recolhidas pelos pescadores para serem enviadas para incineração no Sul do Estado do Rio

VENENO NO RIO PARAÍBA:

Praia de Atafona vira uma “ilha” de peixes mortos

Do Fórum Ambientalistas
Postagem de Raquel Almeida

*Praia de Atafona vira uma "ilha" de peixes mortos

*Milhares de peixes mortos amanheceram ontem na Praia de Atafona, no
município de São João da Barra*

*Telmo Filho *

Uma "ilha" de peixes mortos na Foz do Rio Paraíba do Sul, em Atafona, São João da Barra, no Norte Fluminense. Os pescadores do município amanheceram tristes e preocupados no dia de ontem e estão temerosos quanto ao sustento familiar.

A mortandade foi mais longe. Na Ilha da Convivência, segundo os profissionais da pesca, até tartaruga e caranguejos foram vítimas dos 8 mil litros de pesticida Endosulfan, que vazaram no Rio Pirapitinga, em Rezende, no Sul Fluminense, no último dia 18. De acordo com a Colônia de Pescadores Z-2 – Atafona –, mais de 10 toneladas de peixes mortos chegaram à foz do rio.

Cerca de 10 carroças foram utilizadas por mais de 40 homens para a retirada das espécies mortas.

O pescador Cristiano da Silva Nunes, 24 anos, teme que a situação piore quando acabar o período do defeso (novembro a fevereiro). "Infelizmente, os peixes morreram na Piracema e nós não teremos como pescar depois do defeso. Quem vai ressarcir os nossos prejuízos?", questionou.

Cristiano afirmou que tem consciência de que pescar em época da reprodução das espécies é um crime ambiental. Porém, faz uma observação: "Mas, o que aconteceu no Rio Paraíba foi muito pior do que quando um profissional pesca nesse período para o sustento próprio e de sua família", desabafou.

O presidente da Colônia de Pesca Z2, Willian Pereira, disse que 70% da população atafonense vive da pesca. "Como essas pessoas vão se alimentar quando o período do defeso acabar? Quem vai pagar os prejuízos dos pescadores artesanais? Esta foi a pior tragédia ambiental que nós estamos assistindo por aqui", afirmou.

*Benefício do defeso considerado insuficiente pelos pescadores*

*Presidente da Colônia de Pesca, Willian: "pior tragédia ambiental "*

William comentou ainda que o benefício que cada pescador tem direito de receber, quando está proibido de pescar, não dá para pagar todas as despesas. "É água, luz, escola dos filhos, dívidas que os profissionais fazem para sua segurança quando estão trabalhando", enumerou.

Quiosques – O prato principal dos turistas, segundo os comerciantes da área de alimentação, é um bom pescado. Mas, para o gerente de um dos quiosques de Atafona, Wilis de Oliveira Ribeiro, 28 anos, o movimento durante o verão sofrerá uma queda de 40% em relação ao mesmo período da estação anterior. "As pessoas vão ficar com medo de consumir e os quiosques podem ficar
vazios", disse.

*Resgate de peixes agonizando*

*Coordenador do Espaço da Ciência de Atafona, Plínio Berto*

Na tarde da última quarta-feira, o coordenador do Espaço da Ciência de Atafona, Plínio Berto, resgatou dois peixes do mar das espécies traíra e tilápia. Ambos estavam agonizando e foram colocados nas piscinas do centro para sobreviverem. "É um descaso o que aconteceu no Rio Paraíba do Sul.

Esse filme nós já vimos e corremos o risco de ver novamente", lamentou. No espaço, alunos da Escola Municipal José do Patrocínio, localizada no Bairro Penha, em Campos, aprendiam a importância da preservação do meio ambiente.

O estudante Matheus Teixeira, 18, admirava os peixes nativos do Rio Paraíba do Sul nos aquários, quando, a cerca de 200 metros dali, várias espécies estavam mortas à beira-mar.

*Captação de água retomada em Campos*

Foi retomada na manhã de ontem a captação de água do Rio Paraíba do Sul, em Campos. Depois de pouco mais de 33 horas da suspensão temporária da tomada de água pela concessionária Águas do Paraíba, a zero hora da última quarta-feria, o abastecimento começou a ser restabelecido gradativamente.

Também na quinta-feira, a secretária de Estado de Meio Ambiente, Marilene Ramos, acertou uma parceria com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) para a recuperação do Rio Paraíba do Sul, afetado há alguns dias por despejo de produtos químicos.

Ela anunciou que, inicialmente, será implantado programa para beneficiar o setor pesqueiro comprometido com a poluição.

*Captação –*

De acordo com a assessoria de comunicação da concessionária, com o retorno da captação de água às 9h30 de ontem, a área central começou a receber, a partir das 14h, água com pressão suficiente para subir às caixas d'água.

À noite, a partir das 20h, os bairros em torno do Centro, tiveram o fornecimento restabelecido. A previsão era para que, na madrugada de hoje, todos os demais bairros, chamados de "pontas de rede" por estarem localizados na periferia, teriam o abastecimento normalizado. "Não houve
desabastecimento durante a interrupção da captação de água. Houve o abastecimento emergencial, mas não com a pressão necessária para subir às caixas d'água. Mas nenhum bairro ficou sem água na direta", salientou a assessoria, rebatendo as inúmeras reclamações de falta de água em diversos pontos da cidade durante a suspensão da tomada de água no Paraíba.

*Medidas para recuperar fauna do Paraíba*
Em visita à Brasília ontem, a secretária Estadual de Meio Ambiente, Marilene Ramos, anunciou a parceria com o Ibama para a recuperação do Rio Paraíba do Sul, incluindo o repovoamento de peixes.

A primeira medida, segundo anunciou a secretária, é a decretação de um período de defeso assim que for concluído um relatório técnico solicitado pelo Ibama. A secretária também tratou, na
reunião com dirigentes do Ibama e Agência Nacional de Águas, da necessidade de se elaborar um plano emergencial para o Paraíba, já que, segundo ela, em casos de acidente ecológico nos afluentes em Minas e Paulo, o abastecimento de água para mais de 12 milhões de pessoas no Estado do Rio é diretamente afetado.

Veja mais:
Veneno que gera incertezas

A imagem da desolação na Ilha da Convivência, em São João da Barra: toneladas de peixes podres por uma longa extensão do litoral
Jualmir Delfino

“Acho que explodiram uma bomba atômica no Rio Paraíba do Sul. Pesco há 35 anos nele e nunca vi tamanha mortandade de peixe e tanta contaminação da água e do mangue, desde a Ilha da Convivência, na foz do rio, (em Atafona, São João da Barra), até Gargaú e Guaxindiba (em São Francisco de Itabapoana).
O acidente da Cataguases perto deste representa 1% em termos de estrago”.
O desabafo é do presidente da Colônia de Pescadores Z-2, em Atafona, William Pereira, que cobra uma plano emergencial do Ibama para limpeza dos manguezais afetados por toneladas de peixes mortos contaminados, resultado do vazamento de 8 mil litros do pesticida Endosulfan em um afluente do Paraíba, há dez dias, em Rezende, no Sul do estado. Clique e Veja Mais

O BLOG SOSRiosBr ESTÁ DANDO TOTAL COBERTURA PARA DIVULGAR TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE O ENVENAMENTO DAS ÁGUAS DO RIO PARAÍBA DO SUL, PRATICAMENTE IGNORADO PELA MÍDIA, SEGUNDO E-MAILS DOS MORADORES RIBEIRINHOS.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. sou pescador amador apaixonado pelo paraiba e estou muinto triste pelo acontesido e endiguinado pois a midia parece nao querer divulgar um fato de tamanha emportansia

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br