Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de novembro de 2008

ESPECIALISTAS BRASILEIROS CONTESTAM JORNAL ARGENTINO

Na terça-feira, dia 25/11 o jornal "Clarin" publicava:
Enchentes em SC 'são reflexo de mudanças na Amazônia', diz 'Clarín'

As enchentes em Santa Catarina, que mataram dezenas de pessoas e deixaram milhares desabrigadas, são sinal de que o impacto do aquecimento global sobre a Amazônia já está tendo um reflexo sobre o clima da América do Sul, diz artigo na edição desta terça-feira (25) do jornal argentino, Clarín. Leia Mais


ESPECIALISTAS BRASILEIROS CONTESTAM:

As enchentes do vale do ITAJAÍ sao recorrentes

AS PREFEITURAS SAO OMISSAS E AS OBRAS SAO MAL FEITAS

PROF. JORGE RIOS (UFRJ)

www.profrios.kit.net .

1. pessoal,

Gostaria de ouvir ainda um METEOROLOGISTA com bastante experiencia, uma vez que as enchentes do vale do ITAJAÍ sao recorrentes e sem epoca fixa, qq. hidrólogo sabe disto [basta ver a serie historica] .

Gostaria de saber, DE ALGUEM DE SC, ainda se as chuvas neste caso ultrapassaram o tempo de recorrencia de 50 anos que eh o tempo das barragens, onde eu trabalhei, do extinto DNOS [ sul - ituporanga, taio- oeste e norte] .

ilaçoes [e terrorismo] na internet podem ser perigosas ...

SAUDACOES FLUVIAIS;
PROF. JORGE RIOS = http://www.profrios.kit.net/

2. Ana,

a questão do Vale do Itajaí é complexa, mas uma das questões fundamentais é o constante desmatamento na região, em especial junto às cabeceiras dos rios afluentes do Itajaí, associada a ocupação indevida do solo.

Infelizmente poucos municípios possuem seus planos diretores efetivamente postos em prática e muito menos a Agenda 21 Local.
Quanto a Agenda 21 de Santa Catarina, da qual participei, esta continua a ser ignorada.
Pode até ter influência do aquecimento global, mas a contribuição neste caso pode até mesmo ser desconsiderada.

Abraços,

Gerhard Erich Boehme
E-mail: gerhard@boehme. com.br
Tel (41) 8877-6354
Skype: gerhardboehme
Caixa Postal 15019
80811-970 - Curitiba PR


3.

As enchentes do vale do ITAJAÍ sao recorrentes.
.Morei durante 2 anos em Brusque, SC e retornei em março deste ano a São Paulo.

Pude conferir de perto o desmatamento avassalador, a invasão do homem sobre a paisagem de maneira descontrolada. .. Cheia de obras megalomaníacas, sempre me assustei pela forma como a cidade segue literalmente "recortando" morros para dar lugar a novas sedes de fábricas e loteamentos residenciais.

Todos com "alvará" de execução... e todas as pessoas parecendo ingenuamente felizes com o "progresso".

Um abraço, Lilian

4. pessoal,

Pois foi [ e eh ainda ] exatamente o que aconteceu no estado do rio [petropolis, teresopolis e angra dos reis...]
Sao invasoes de ricos e de favelas sobre os morros e nao tem NADA A VER com o aquecimento global ....
E nem sao obras faraônicas sao obras mal feitas mesmo .... SEM FISCALIZACAO DO CREA , NEM DA defesa civil muito menos das prefeituras ....

FAVOR nao confundir alhos com bugalhos ....
os RIOS nao sao os culpados ...[rsrsrs...]

saudacoes fluviais,

Prof. jorge rios
http://www.profrios.kit.net/


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Primeira coisa com relação aos rios, todos nós sabemos que lugar de lixo é no lixo e não no rio. Depois,que as matas ciliares é a proteção desses rios, onde elas estão, o gato comeu, pois onde elas estavam por direito construiu-se cidades e eis o esultado. As enchentes não só em Santa Catarina vão continuar enquanto o animal humano, o pior dos animais, não aprender que não podemos mais desmatar, devemos recuperar o que destruimos,aprender que recursos hídricos não são privadas onde tudo se joga, que as nascentes não são áreas de lazer do gado,que encostas e topos de morros devem ser preservados e revegetados para não acontecer o que estamos vendo nos noticiários.Mas não, no geral o animal que se diz inteligente constrói,se é rico casarões, mansões,condomínios se é pobre favelas. É uma doença crônica, natual desse animal em todo Brasil, a ganância , a burrice, pois exemplos dessas tragédias estão ai na mídia todos os anos é só começar a chover. E ainda tem aquele pensamento certas cabecinhas retardadas :"ah... comigo nada vai acontecer", seja rico ou seja pobre.Mas vamos esperar que a custas de sofrimentos os ditos seres inteligentes aprendam que a natureza é uma MÃE, mas também perde a paciência.Janice Rodrigues Ferreira

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br