Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de novembro de 2008

VENCEDORES DO PRÊMIO vON MARTIUS DE SUSTENTABILIDADE


Câmara Brasil-Alemanha anuncia vencedores do Prêmio von Martius de Sustentabilidade

14/11/2008

Instituições paranaenses conquistam primeiro lugar em duas das três categorias

Recursos Hídricos foram temas de dois primeiros lugares e um segundo lugar:

- Fundação O Boticário de Proteção à Natureza Projeto: “Projeto Oásis”

- Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar)Projeto: “Aproveitamento energético de fontes renováveis em estação de tratamento de esgoto – um projeto de sustentabilidade”

- Universidade de Taubaté (Unitau) - Projeto: “O Homem e o rio: educação ambiental para sustentabilidade do rio Paraíba do Sul”


Com maior número de inscrições desde 2002, a nona edição do Prêmio von Martius de Sustentabilidade, realizada em Curitiba, tem três organizações paranaenses entre os vencedores: a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) ficou em primeiro lugar na categoria Tecnologia, com o projeto “Aproveitamento Energético de Biogás em Estação de Tratamento de Esgoto - Um Projeto de Sustentabilidade”; a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza conquistou a primeira colocação na categoria Natureza, com o projeto “Oásis” e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema do Paraná) ficou em terceiro lugar em Natureza com o trabalho “Educação Ambiental para a Família Rural”.

O primeiro lugar em Humanidade foi conquistado pelo conjunto de projetos “Convivência com a Realidade Semi-Árida - Plantando Sementes de Solidariedade e Cidadania” e “Bancos de Sementes Comunitários - Resgatando práticas de Solidariedade e Cidadania”, inscrito pelo Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS), de Teixeira (PB). Valorizar os recursos hídricos, resgatar a cidadania e promover a organização solidária são os objetivos desses dois projetos desenvolvidos com as comunidades do semi-árido da Paraíba.

A proposta desenvolvida pela Sanepar visa utilizar o gás metano, gerado como subproduto do processo de tratamento de esgoto doméstico, associado à geração de energia produzida por sistema eólico, como protótipo para a empresa se transformar em produtora de energia em vez de consumidora.

Já o projeto realizado pela Fundação O Boticário tem a intenção de conservar remanescentes da Mata Atlântica e proteger os recursos hídricos dos mananciais da Região Metropolitana de São Paulo por meio de pagamento por serviços de preservação realizada pelos proprietários das áreas selecionadas para serem protegidas.

O Prêmio:

O Prêmio von Martius de Sustentabilidade reconhece projetos de todo o Brasil – concluídos ou em realização – que promovam o desenvolvimento econômico, social e cultural alinhado com o conceito de desenvolvimento sustentável. Dividido em três categorias - Humanidade, Tecnologia e Natureza, o Prêmio contou, este ano, com a participação de 184 projetos de todo o Brasil, dentre eles, 27 paranaenses. Desde 2000, quando o Prêmio foi criado, o número de projetos inscritos chega a 1.464.

Foram 12 projetos escolhidos para receber o Prêmio em cerimônia oficial no dia 11 de novembro, no clube Concórdia. Três trabalhos foram selecionados em cada categoria, além de outros três que receberam menções honrosas. Além do Paraná, os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Paraíba são os que apresentam ganhadores este ano.

A cerimônia

A responsabilidade com o desenvolvimento sustentável motivou a Câmara Brasil–Alemanha, a partir de 2007, a realizar o Prêmio von Martius de Sustentabilidade carbon free, para o qual é realizado um levantamento de todas as emissões de gás carbônico relacionadas ao Prêmio, que, após, são neutralizadas por meio do plantio de árvores. Este ano, a empresa responsável por essa tarefa é a consultoria em serviços e meio ambiente Atlântica Simbios, que segue os critérios do selo Carbon Fix, com certificação da BRTÜV.

Além disso, por atender a critérios de sustentabilidade socioambiental estabelecidos, em 2007, pelo Grupo Sustentax – Engenharia de Sustentabilidade, a cerimônia ganhou o selo SustentaX. As vantagens para o ganhador do selo, além da redução do impacto negativo ao meio ambiente e à sociedade, é proporcionar um maior conforto ambiental para os participantes do evento, uma diminuição dos custos operacionais durante sua organização e uma melhor imagem do evento junto aos seus públicos.

Este ano, a cerimônia de entrega do Prêmio foi realizada no Clube Concórdia, tradicional prédio histórico da cidade. O evento teve sua ambientação guiada pelos conceitos de sustentabilidade, história e modernidade, elementos que estiveram presentes em toda a composição do ambiente, desde o paisagismo aos painéis eletrônicos. O toque final do cenário construído para o evento foi a releitura do fascínio exercido pelos países tropicais durante do século XIX, época em que Carl Friedrich Philipp von Martius veio ao Brasil e que o Clube Concórdia foi construído.

O patrocínio do evento foi feito por várias empresas, entre as quais: Faber-Castell, Henkel, Petrobras, Tetra Pak e Gráfica Bandeirantes. Além disso, conta com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, Pnuma, CEBDS, WWF-Brasil, Sustentax e InWEnt.

Para mais informações, os interessados podem acessar o novo site do evento, agora mais moderno e dinâmico, com novos conteúdos: www.premiovonmartius.com.br.

Os vencedores:

CATEGORIA HUMANIDADE

Organização: Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS)
Projeto: Conjunto de dois projetos inscritos: “Convivência com a Realidade Semi-Árida - Plantando Sementes de Solidariedade e Cidadania” e “Bancos de Sementes Comunitários - Resgatando práticas de Solidariedade e Cidadania”
Local: Teixeira-PB
Classificação: 1º lugar

Organização: Universidade de Taubaté (Unitau)
Projeto: “O Homem e o rio: educação ambiental para sustentabilidade do rio Paraíba do Sul”
Local: Taubaté-SP
Classificação: 2º lugar

Organização: BBJ Associados
Projeto: “Talentos do Brasil”
Local: Rio de Janeiro-RJ
Classificação: 3º lugar

Organização: Fundação Orsa
Projeto: Atuação da Fundação Orsa do Vale do Jarí
Local: Barueri-SP
Classificação: Menção honrosa

Organização: Philips
Projeto: Doe Vida
Local: São Paulo-SP
Classificação: Menção honrosa

CATEGORIA NATUREZA

Organização: Fundação O Boticário de Proteção à Natureza
Projeto: “Projeto Oásis”
Local: Curitiba-PR
Classificação: 1°lugar

Organização: Companhia Energética do Ceará (Coelce)
Projeto: “Programa Ecoelce de troca de resíduos por bônus de energia”
Local: Fortaleza-CE
Classificação: 2° lugar

Organização: Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná (Sema) Projeto: “Educação ambiental para a família rural” Local: Curitiba-PR Classificação: 3° lugar

Organização: Banco Bradesco
Projeto: Fundação Amazonas Sustentável: um Projeto Win-Win de Desenvolvimento Sustentável
Local: São Paulo-SP
Classificação: Menção honrosa

CATEGORIA TECNOLOGIA

Organização: Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar)
Projeto: “Aproveitamento energético de fontes renováveis em estação de tratamento de esgoto – um projeto de sustentabilidade”
Local: Curitiba-PR
Classificação: 1º lugar

Organização: Fundação Mussambê
Projeto: “Reaplicação de tecnologia social para o aproveitamento total do coco babaçu: configurando novas relações de trabalho na cadeia produtiva no médio Mearim Maranhense”
Local: Juazeiro do Norte-CE
Classificação: 2º lugar

Organização: Mercedes-Benz do Brasil
Projeto: “Uma abordagem competitiva na solução ambiental – Programa de Produção Mais Limpa”
Local: São Paulo-SP
Classificação: 3º lugar

Fonte: Toni Barros/Portal do Meio Ambiente

COMO EX-ALUNO DE FÍSICA DA UNITAU - UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ E COMO DEFENSOR DOS NOSSOS RECURSOS HÍDRICOS, QUERO PARABENIZAR OS PROFESSORES E ALUNOS DAQUELA UNIVERSIDADE QUE TEVE SEU PROJETO
“O Homem e o rio: educação ambiental para sustentabilidade do rio Paraíba do Sul” PREMIADO EM 2° LUGAR, NA CATEGORIA HUMANIDADE, SENDO A ÚNICA UNIVERSIDADE PREMIADA NO PAÍS, NO IMPORTANTE PRÊMIO vON MARTIUS DE SUSTENTABILIDADE.
Prof. Jarmuth Andrade

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br