Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de novembro de 2008

FÓRUM DE ÁGUAS DAS AMÉRICAS EM FOZ DO IGUAÇU (PR) REÚNE MAIORES AUTORIDADES EM RECURSOS HÍDRICOS

Foto: Caio Coronel / Itaipu Binacional
Fórum de Águas das Américas e V Encontro Cultivando Água Boa começam com forte adesão social
Raylton Alves - Ana - 24/11/08

Cerca de 3 mil pessoas, de 37 países, lotaram o auditório principal do Hotel Rafain Palace, em Foz do Iguaçu (PR), às 19h, para a cerimônia conjunta de abertura do Fórum de Águas das Américas e do V Encontro Cultivando Água Boa.

Entre as autoridades que estavam à mesa, a tônica dos discursos foi a da inserção do tema dos recursos hídricos na agenda social local, nacional e internacional e o trato do meio ambiente sob o princípio da sustentabilidade.

Várias autoridades compareceram à abertura do evento, entre eles: os ministros do Meio Ambiente do Brasil e da Turquia, Carlos Minc e Veysel Eroglu; o presidente do Conselho Mundial da Água, Loïc Fauchon; o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado; o diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional, Jorge Samek; e os governadores do Paraná, Roberto Requião, e da Bahia, Jaques Wagner.


Diretor da ANA defende implementação com urgência de plano de saneamento básico

Lúcia Norcio
Enviada especial - Agência Brasil 24/11/08

Foz do Iguaçu (PR) - Um dos maiores desafios do país é ampliar os serviços de coleta e tratamento de esgoto, na avaliação do diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado. “A coleta se mantém restrita a pouco mais de 50% dos municípios brasileiros. E apenas 30% dos municípios possuem tratamento de esgoto.”

O diretor defende que é preciso implementar com urgência o Plano Nacional de Saneamento Básico, que vem sendo elaborado pelo Ministério das Cidades e deve ficar pronto no próximo ano. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) prevê investimentos de R$ 40 bilhões em saneamento até 2010. Mas José Machado disse que está preocupado com o que será feito após esse prazo.
O Fórum de Águas das Américas reúne em Foz de Iguaçu as maiores autoridades em água de nosso continente Sul Americano

O diretor-presidente da ANA é um dos participantes do Fórum de Águas das Américas, que se realiza até amanhã (25) em Foz do Iguaçu (PR). Para Machado, a implementação de uma Política Nacional de Recursos Hídricos, há 11 anos, coloca o Brasil em uma posição privilegiada no que se refere à gestão da água.

“Uma coisa é ter políticas que estabelecem regras, a outra é ter um plano que organiza essa política, estabelece ações, define recursos. Podemos dizer que o Brasil agora tem um roteiro de gestão, que faz parte do plano plurianual [PPA]”.

De acordo com José Machado, nesse plano estão sendo executados 13 programas e 37 subprogramas na área de recursos hídricos em todo país, todos monitorados, sujeitos à avaliação, e com definição de custos e do órgão executor de cada ação.

Ele citou os comitês gestores de bacias hidrográficas como a forma mais eficiente encontrada pela Agência Nacional de Águas de unir consumidores e autoridades em torno da preservação da água e da conscientização de como usar de maneira racional e sem desperdício os recursos hídricos.

“Atualmente temos 160 comitês de bacias no país, nove são federais e os demais são estaduais. Participam dos comitês representantes do Poder Público, dos usuários das águas e das organizações da sociedade. Eles negociam conflitos e cuidam da promoção dos usos múltiplos da água na região” , explicou.

A ANA – criada para coordenar a gestão integrada dos recursos hídricos e regular o acesso à água em benefício da atual e das futuras gerações – trabalha com um orçamento anual de cerca de R$ 180 milhões para aplicar em seus programas.

“Isso é pouco para os desafios que temos, mas não adianta ter recursos se não tivermos mão-de-obra com capacidade para usá-los”, diz o diretor-presidente da agência. Segundo ele, o quadro de pessoal, de 500 servidores, será ampliado com a contratação de 160 técnicos. O edital para a contratação deve ser divulgado nos próximos dias.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br