Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de novembro de 2008

No Espírito Santo, oito municípios estão em estado de emergência em razão das chuvas

Kátia Buzar
Repórter da Agência Brasil


Os municípios de Vila Velha, Domingos Martins, Marechal Floriano, Guarapari,Vargem Alta, Baixo Guandu, Iconha e Itapemirim, no Espírito Santo, estão em estado de emergência.

Vila Velha, na região metropolitana de Vitória, está em estado de emergência desde ontem (25). De acordo com a prefeitura, o acúmulo de chuvas no mês de novembro provocou enchentes, alagamentos e deslizamentos de barreiras, além da interdição da avenida Carlos Lindemberg uma das principais vias de ligação da cidade com a capital e demais municípios capixabas. Os últimos dados da Defesa Civil apontam 21 pessoas desabrigadas, ou seja, que perderam suas casas, e sete famílias desalojadas, impedidas temporariamente de voltar para seu local de residência.

Em Domingos Martins, na região serrana, foram registrados estragos em nove localidades do município e a prefeitura enviou técnicos para verificar a situação das comunidades.

Outro município que se encontra em risco é Cariacica, também na região metropolitana, onde vivem cerca de 400 mil habitantes. Segundo o comandante da Defesa Civil municipal, Jarbas Siqueira, além do enfrentamento aos desastres provocados pelas chuvas, as equipes de resgate encontram forte resistência das pessoas que estão em locais de alagamentos.

“Ontem saímos de barco para resgatar as pessoas, mas só conseguimos retirar enfermos e crianças para irem a escola. É uma questão cultural, as pessoas não querem abandonar suas casas. Talvez por ignorância, mas é uma tragédia anunciada, pois as construções são irregulares e as pessoas ainda depositam lixo nas encostas, daí é só chover que começa o estrago” lamentou Siqueira.

Na capital cabixada, a Defesa Civil do município recebeu mais de 150 registros de ocorrências por causa das chuvas na última semana. Segundo o coordenador do órgão, Júlio César Biancucci, as perspectivas começaram a melhorar com o sol dessa quarta-feira e as previsões meteorológicas de índices baixos de chuva para os próximos dias. "Estamos mais animados,” disse ele.

“Espero que consigamos realizar os trabalhos necessários para que a cidade volte ao normal, pois apesar de tudo, tivemos muita sorte, pois não houve nenhuma vítima fatal. Nós montamos uma força-tarefa com as secretarias de Obras, Limpeza Urbana, Meio Ambiente e Assistência Social para, principalmente, atendermos as famílias que ficaram desabrigadas”, informou Biancucci.

Agência Brasil notícias 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br