Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de novembro de 2008

FALTA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COMBATER A DENGUE NO LITORAL PAULISTA

Agentes fazem coleta de material em Boiçucanga (São Sebastião-SP) onde existiram 95 casos notificados da doença em 2007

Orientação contra dengue é precária no litoral paulista

Estadão Online- 24/11/08

O autônomo Edivã Conceição Santos, de 40 anos, é um dos moradores da Rua das Árvores, na praia de Boiçucanga, em São Sebastião, que teve dengue esse ano. "Aqui na rua todo mundo pegou", conta Santos, que por causa da doença ficou uma semana de cama em março.

Em todo o município, 95 pessoas foram infectadas pelo Aedes aegypti desde janeiro. Apesar de o número ser inferior ao do ano passado (132 casos) e dos 476 registrados em 2006, São Sebastião foi considerado em "situação de alerta" de acordo com o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) que identifica os criadouros predominantes e a situação de infestação.

O município obteve o pior índice do Estado: 2,8%, o que significa que a cada 100 casas pesquisadas, aproximadamente três estão infestadas pelo mosquito.
Com 120 km de extensão ao longo da costa norte do litoral paulista, a orientação é considerada precária por diversos moradores do sul do município, onde ficam praias como Maresias, Boiçucanga, Barra do Una e Juquehy. Os dados que fundamentam o Liraa, por exemplo, foram colhidos apenas nas áreas norte e central, entre os bairros do Canto do Mar e Varadouro.

Em Camburi, o ajudante de pedreiro Tiago dos Santos Zonato, de 22 anos, afirmou que nunca recebeu a visita de um agente da Prefeitura em sua casa para ensinar como evitar a proliferação do mosquito transmissor.

Por conta própria, o jovem aterrou uma poça formada na rua de terra pela água da chuva. "É para evitar dos carros atolarem e também o mosquito da dengue", disse, afirmando que aprendeu como se prevenir do Aedes aegypti em São Vicente, onde sua mãe mora. "Lá o pessoal vai direto em casa ensinar que não pode deixar garrafa e pneu acumulando água limpa".

Vizinho de Zonato, o comerciante Francisco Ferreira de Lima, de 59 anos, discorda do ajudante e afirma que as visitas dos agentes acontecem a cada dois meses. "Essas redinhas aí em cima das caixas d'água (diz apontando para o alto) eles que deram para a população. O problema que muitas caem com o vento", revela.

Já em Juquehy, a dona de casa Efigenia do Nascimento, de 22 anos, afirma que a última vez um agente esteve em sua casa foi em junho. "Eles dizem que não pode deixar lixo acumulando água, mas os cachorros e gatos que espalham tudo à noite".

Segundo ela, a coleta de lixo acontece diariamente. Porém, em frente a sua casa, na altura do KM 178 da Rodovia Rio-Santos, havia diversos sacos de lixo, além de garrafas e entulhos espalhados no acostamento. "O lixeiro já passou hoje, não sei por que não recolheram".


De acordo com o estudo do Ministério da Saúde que integra o LIRAa, a falta de saneamento básico e os problemas na coleta de lixo são preponderantes na proliferação da dengue. Na casa simples onde a cearense Efigênia vive há um ano, a água vem de uma nascente e no banheiro é com fossa.

Em nota, a Prefeitura de São Sebastião informou que a equipe de combate à endemias da Secretaria da Saúde desenvolve as atividades de controle, com uma média de recolhimento de aproximadamente 2 mil sacos de criadouros por semana nos bairros do município. (Fonte: Estadão Online)

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br