Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de novembro de 2008

IBAMA IMPÕE REGRAS NA DEFESA DOS PEIXES DA AMAZÔNIA


Começa período de defeso nos rios da Bacia Amazônica

17/11/2008 - Amazônia.org.br

São Paulo, SP - A partir do sábado passado(15), a pesca de várias espécies de peixes nos rios amazônicos sofre restrições. Entra em vigor o período conhecido "defeso", em que o Ibama impõe regras especiais para a pesca em quase todo o território nacional. As restrições são necessárias para não atrapalhar a reprodução de espécies migratórias, como os grandes bagres, piraíbas e tambaquis, que ficam mais vulneráveis durante essa época, chamada de piracema.

Por conta da diversidade de clima, de espécies e pela extensão territorial brasileira, a proibição da pesca ocorre em datas e formas diferentes. Em Mato Grosso, por exemplo, o defeso começou no início do mês, e o Ibama proíbe a pesca profissional e amadora, mas permite que ribeirinhos capturem até 3 quilos de peixe por dia, para consumo próprio.

Na maior parte da Bacia Amazônica, apenas uma parte dos rios têm proibição total. Nos outros locais, a pesca de algumas espécies está proibida, e de outras não. Segundo a bióloga Sara Mota, da Coordenação de Ordenamento Pesqueiro do Ibama, a proibição parcial causa complicações. "Como não está totalmente proibida a pesca, acabam capturando sem querer espécies que estão no defeso", afirma.

Migração
A bióloga explica que há duas formas principais de migração dos peixes da Amazônia. Na primeira, algumas espécies se dirigem dos pequenos rios para o encontro com corpos d’água maiores, onde fazem a desova. Nesse caso, a pesca é proibida na confluência dos grandes rios com seus afluentes.
No segundo tipo, espécies percorrem centenas, e às vezes milhares de quilômetros para desovar na cabeceira dos rios, que muitas vezes ficam em países vizinhos, como o Peru e a Bolívia. Segundo Mota, é mais difícil de proteger os peixes que fazem esse tipo de migração. "Se houver barragens, como as que serão construídas no rio Madeira, os peixes vão ter problemas se não tiver um mecanismo para subir o rio", alerta.
A captura dos peixes que estão no período de piracema é mais fácil porque eles ficam cansados de percorrer longas distâncias, e tornam-se presas fáceis. Ao mesmo tempo, matá-los durante esse período impede que milhares de larvas nasçam, pois as fêmeas estão carregadas de ovos.

Compensação econômica
Não são apenas os peixes que ganham proteção durante a piracema. Para evitar que os pescadores fiquem sem renda durante o período de defeso, o governo federal oferece seguro-desemprego para os que têm sua renda afetada pelas proibições. O valor é de um salário mínimo, e o pagamento é feito enquanto durar a piracema na região.

Fonte: Amazonia.org.br / G1.


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br