Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de novembro de 2008

IX SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE - 25/28 Nov - Salvador (BA)


IX Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste

DATA: 25 a 28 de novembro de 2008 -
LOCAL: Salvador-BA

MENSAGEM DA COMISSÃO ORGANIZADORA
A Regional da Bahia da Associação Brasileira de Recursos Hídricos - ABRH, em parceria com a Universidade Federal da Bahia - UFBA e o Instituto de Gestão das Águas e Climas - Ingá, promoverão o IX Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, entre os dias 25 e 28 de novembro de 2008, em Salvador-BA.

A Associação Brasileira de Recursos Hídricos é uma entidade que tem por finalidade congregar pessoas físicas e jurídicas ligadas ao planejamento e à gestão dos recursos hídricos no Brasil. Através dos seus associados, a ABRH desenvolve ações de caráter técnico-científico, jurídico-institucional e social.

Após 10 anos da Lei 9433, o desafio da sua prática constitui um tema recorrente. A crescente demanda e a complexidade da gestão da água suscitam a integração das políticas públicas e articulação entre os setores e atores envolvidos.

Ressalta-se neste cenário a perspectiva de ampliação dos conflitos de uso da água como conseqüência das mudanças climáticas e aumento da vulnerabilidade dos sistemas hídricos. Inovações tecnológicas de adaptação às novas condições são essenciais para enfrentar tal situação.

Tendo como tema central "Articulação das Políticas Públicas e Vulnerabilidade dos Recursos Hídricos", o simpósio buscará assegurar que essas questões sejam abordadas, em destaque, para a região Nordeste.

Nos últimos anos o nordeste vem desenvolvendo esforços significativos no sentido de promover um gerenciamento dos recursos hídricos mais eficaz. A Bahia tem tradição de pioneirismo no Brasil na gestão dos recursos hídricos, com uma política voltada principalmente para o Semi-Árido, que ocupa cerca de dois terços do território do Estado. Nos últimos anos, efetuou avanços no processo de modernização da gestão das águas territoriais, concentrando esforços para implantação dos comitês de bacias hidrográficas estaduais incorporando a sociedade nesse processo.

A cidade de Salvador foi escolhida para sediar o evento em reverência à maioridade de um dos primeiros documentos formais sobre a necessidade de revisão da legislação brasileira sobre Recursos Hídricos, a Carta de Salvador, elaborado em 1987, no Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos da ABRH. Essa Carta ressalta os princípios de usos múltiplos, de descentralização e participação da sociedade na gestão de recursos hídricos e a criação de um sistema de informações, abrindo espaço para as discussões sobre o tema, contribuindo para a elaboração da Lei 9433/97.

O Governo do Estado da Bahia, representado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos apóia a realização do evento, por entender que o tema é de grande importância para o Estado, para a região Nordeste, bem como para o Brasil.

VEJA A PROGRAMAÇÃO

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br