Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de novembro de 2008

Brasil precisa de R$ 200 bi para investir em água

José Machado diz a representantes de 36 países que a gestão das águas deve ser prioridade de Estado e não uma questão político-partidária.

FOZ DO IGUAÇU, PR – Para resolver seus principais problemas em relação aos recursos hídricos, o Brasil precisa universalizar o acesso ao saneamento básico e à distribuição de água. Mas, para isso, o país teria que investir R$ 200 bilhões nos próximos dez anos, segundo o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado, que participa do Fórum de Águas das Américas, em Foz do Iguaçu.

“O problema é saber de onde sairia esse dinheiro”, disse Machado. Segundo ele, com esse investimento, ao final de dez anos todas as casas teriam água tratada, seriam ligadas à rede de esgoto e esse esgoto também seria tratado.

O representante da ANA acredita que a gestão das águas deve ser uma prioridade de Estado e não uma questão político-partidária. Além disso, acha que cada Estado deveria ter um órgão regulador dos recursos hídricos, para garantir o fornecimento e a qualidade da água. “O principal papel da ANA é induzir a boa gestão da água”, afirmou.

Rio São Francisco

Machado vê a transposição do Rio São Francisco como uma grande ajuda ao sertão nordestino, principalmente para os quatro estados mais ao norte.

“A água do São Francisco vai irrigar aquela região e alimentar os pequenos rios intermitentes. Esses rios passarão a ser perenes e fornecer água constantemente à região”.Nesta segunda-feira, Machado participou do Fórum como integrante da delegação brasileira. O Brasil e outros 36 países da América se reúnem para definir as principais questões do continente relacionadas aos recursos hídricos. Ao final do encontro, será redigida a Mensagem de Foz do Iguaçu, com as posições do continente que serão levada ao Fórum Mundial das Águas, marcado para março de 2009, em Istambul, Turquia. Cultivando Água BoaO ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse nesta segunda-feira que o Programa Cultivando Água Boa, da Itaipu Binacional, está na “vanguarda nacional” e pode servir de exemplo para outras hidrelétricas.Minc participou, domingo à noite, da abertura do 5º Encontro Cultivando Água Boa e do Fórum de Águas das Américas, em Foz do Iguaçu. Ele prometeu que vai pedir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que o programa desenvolvido por Itaipu na Bacia do Paraná 3 seja replicado em outras usinas. “Itaipu está de parabéns: gera energia e defende o meio ambiente”, elogiou o ministro.Os dois encontros, que têm como tema a preservação ambiental e o futuro dos recursos hídricos, ocorrem simultaneamente, até terça-feira, no Hotel Rafain Palace. Além de Minc, participaram da solenidade de abertura o presidente do Conselho Mundial da Água, Loïc Fauchon, o ministro do Meio Ambiente da Turquia, Veysel Eroglu, o governador do Paraná, Roberto Requião, a senadora Marina Silva, o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas, José Machado, os diretores-gerais brasileiro e paraguaio de Itaipu, Jorge Samek e Carlos Quinto Mateo Balmeli, prefeitos de municípios da Bacia do Paraná 3 e outras autoridades.Mais de três mil pessoas participam do 5º Encontro Cultivando Água Boa, que é aberto ao público em geral, com oficinas sobre gestão de bacias hidrográficas, agricultura sustentável, cultivo de plantas medicinais, gestão de resíduos, energias renováveis e edificações sustentáveis, entre outras.

*Jornal de Itaipu Eletrônico

Crédito da imagem:ANA

(Envolverde/Agência Amazônia)
© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL

Divulgando, Promovendo e Valorizando

quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br