Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de novembro de 2008

TRAGÉDIA NO RIO PARAÍBA DO SUL (RJ) - AUDIÊNCIA PÚBLICA

Rio Paraíba do Sul e Cia Siderúrgica Nacional - CSN - Volta Redonda (RJ)

MEP quer audiência pública para
discutir crime ambiental

Volta Redonda - Diário do Vale Online - 27/11/08

O Movimento Pela Ética na Política (MEP) realizou ontem uma reunião em sua sede, no bairro Niterói, em Volta Redonda, para discutir o desastre ambiental que atingiu o Rio Paraíba do Sul esta semana. Participaram membros da comissão ambiental do MEP e assessores técnicos da área ambiental ligados ao movimento.

De acordo com o secretário-geral do MEP, José Maria da Silva, o Zezinho, será protocolado um documento, assinado pelo movimento, no Ministério Público Federal (MPF) pedindo a realização de uma audiência pública para discutir o desastre.

- O movimento está vigilante e vai buscar dados técnicos para questionar ações rápidas, com foco em soluções a curto prazo e prevenção à vida das pessoas e o seu ambiente - disse Zezinho, ressaltando que recebeu denúncias de que haveria pessoas consumindo os peixes do rio.

Segundo ele, o MEP vai pedir mais rigor na fiscalização das empresas que trabalham com o endosulfan, produto que causou a morte de centenas de milhares de peixes no Paraíba. “É importante que ocorra um trabalho de prevenção, para que acidentes deste tipo não voltem a ocorrer”, afirmou o secretário.
O coordenador do MEP, Luiz Henrique de Castro Silva, não pode participar da reunião, pois está de licença médica.

Produto altamente tóxico
Devido ao risco que o endosulfan representa para os seres vivos, o produto já é proibido em alguns países, como Camboja, Filipinas e os países da União Européia.

Quando ingerido, o produto atua como um potente estimulador do Sistema Nervoso Central (SNC) e causa sintomas como vômito, diarréia, agitação, tremor, convulsões, perda de consciência e cianose (coloração azul-arroxeada da pele).

O contato com o produto pode causar irritação na pele e nos olhos. Em casos mais graves foram relatados problemas respiratórios, coma e morte. Quando entra em contato com o fogo, o endosulfan libera um gás tóxico e irritante, que pode se tornar asfixiante.
Fonte: Blog Rio Paraíba do Sul - CONHEÇA

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br