De 1° de junho até 30 de novembro de 2008 o Blog SOS Rios do Brasil, que trata exclusivamente de assuntos relacionados às águas brasileiras, em especial sobre os rios, ribeirões, córregos, mananciais, lagos, águas subterrâneas, enfim, recursos hídricos em geral, sem patrocínio, sem nenhuma publicidade, recebe em 6 meses um total de 54.566 visitas, originárias de 213 cidades.
A média de mais de 9.000 visitantes por mês demonstra um considerável interesse pelos assuntos relacionados aos recursos hídricos, comprovando nossa tese que a água está cada vez mais valorizada e que a recuperação, despoluição, conservação e preservação de nossos rios (revitalização), interessa a muita gente.
Não temos ainda no Blog um setor mais completo destinado às pesquisas escolares, que estamos preparando para o lançamento do Portal SOS Rios do Brasil e também um noticiário específico dos Comitês de Bacias Hidrográficas, que hoje desempenham um papel de grande relevância na defesa de nossos rios brasileiros.
Com o lançamento do Portal, em breve iniciaremos o Projeto AGUABRAS (Amigos e Guardiões das Águas Brasileiras), que visa incentivar a formação dos "Grupos de Guardiões" (GG) dos nossos rios, envolvendo as comunidades ribeirinhas e orientando, preparando e incentivando-as na defesa e preservação de suas águas. Aguardem!
Agradecemos nossos colabodores voluntários: Jornalista Sonia Cardoso, jovem empresário Matheus Tavares, experiente Engº. Luciano Mendes Aguiar, inspirada Profª Clarice Villac (Equipe SOSRiosBr) e vários colaboradores correspondentes que enviam links, artigos, vídeos e colaborações diversas para postagem.
Muito obrigado, caro leitor, por suas visitas, seus comentários, seus incentivos, sugestões e seu grande interesse em divulgar nosso Blog e ajudar a salvar os rios do Brasil, que segundo pesquisa da CNBB/Defensoria da Água, de cada dez, sete estão poluídos ou contaminados, colocando em risco a saúde e a qualidade de vida dos brasileiros.
Prof. Jarmuth Andrade, em visita ao Rio Paraitinga, um dos formadores do Rio Paraíba do Sul. (São Luiz do Paraitinga/SP)
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Professor, parabéns pelo resultado alcançado até o momento. Isto é a prova da importancia do assunto tratado neste blog: a preservação dos nossos rios.
ResponderExcluirComo todos sabemos, a água doce é um bem que não pode faltar em nossas residências, e nos nosssos rios é onde se encontra ou pode ser deslocada a maior parte da água que nos dá a vida. Devemos lutar para que todos os nossos rios sejam cuidados com muito carinho visando a perpetuação e revigoramento.
No Brasil, temos diversos exemplos de rios que precisam de muito esforço para recuperá-los. Em São Paulo, temos dois exemplos bem conhecidos: os rios Pinheiros e o Tietê que se transformaram em verdadeiros esgostos a céu aberto. No Nordeste, temos que recuperar o rio São Francisco para que concomitantemente ou posteriormente poder ser transportada água para milhões de pessoas do semi-árido nordestino que necessitam muito de água. Esses são os exemplos que são mais urgentes e que conheço muito bem. Entretanto, imagino que devam existir dezenas, talvez centenas de rios que mereçam cuidados muitos especiais.
Um grande abraço
Obrigado Francisco,
ResponderExcluirPrecisamos sempre nos conscientizar que podemos fazer alguma coisa e que se não descruzarmos nossos braços e sairmos em defesa de nossos cursos d'água, em pouco tempo vamos passar grandes apertos pela escassez do precioso líquido, vital para nossas vidas!
obrigado pela mensagem e pelo apoio
Parabéns, Professor Jarmuth ! ao senhor e sua equipe !
ResponderExcluirPela iniciativa, entusiasmo, persistência, visão ampla, abrangente ! Pela perspectiva ambiental e humana !
Conte sempre conosco !
E vamos celebrar, com água limpa e atitudes renovadoras.
Parabéns, Professor!
ResponderExcluirEste blog está linkado nos meus prediletos, pois o seu conteúdo é muito importante para todos.
O nosso prazer é saber que estamos jogando sementes...com certeza muitas nascerão e se tornarão flores e posteriormente frutos com novas sementes...continuem na luta!
Um grande abraço, Helena Rezende
http://vamossalvarnossoplaneta.blogspot.com