Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de novembro de 2008

Brasil Precisa de R$ 200 bi para investir em água












José Machado diz a representantes de 36 países que a gestão das águas deve ser prioridade de Estado e não uma questão político-partidária.

FOZ DO IGUAÇU, PR – Para resolver seus principais problemas em relação aos recursos hídricos, o Brasil precisa universalizar o acesso ao saneamento básico e à distribuição de água. Mas, para isso, o país teria que investir R$ 200 bilhões nos próximos dez anos, segundo o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado, que participa do Fórum de Águas das Américas, em Foz do Iguaçu.

“O problema é saber de onde sairia esse dinheiro”, disse Machado. Segundo ele, com esse investimento, ao final de dez anos todas as casas teriam água tratada, seriam ligadas à rede de esgoto e esse esgoto também seria tratado.

O representante da ANA acredita que a gestão das águas deve ser uma prioridade de Estado e não uma questão político-partidária. Além disso, acha que cada Estado deveria ter um órgão regulador dos recursos hídricos, para garantir o fornecimento e a qualidade da água. “O principal papel da ANA é induzir a boa gestão da água”, afirmou.

Rio São Francisco

Machado vê a transposição do Rio São Francisco como uma grande ajuda ao sertão nordestino, principalmente para os quatro estados mais ao norte. “A água do São Francisco vai irrigar aquela região e alimentar os pequenos rios intermitentes. Esses rios passarão a ser perenes e fornecer água constantemente à região”.

Nesta segunda-feira, Machado participou do Fórum como integrante da delegação brasileira. O Brasil e outros 36 países da América se reúnem para definir as principais questões do continente relacionadas aos recursos hídricos. Ao final do encontro, será redigida a Mensagem de Foz do Iguaçu, com as posições do continente que serão levada ao Fórum Mundial das Águas, marcado para março de 2009, em Istambul, Turquia.
Cultivando Água Boa

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse nesta segunda-feira que o Programa Cultivando Água Boa, da Itaipu Binacional, está na “vanguarda nacional” e pode servir de exemplo para outras hidrelétricas.

Minc participou, domingo à noite, da abertura do 5º Encontro Cultivando Água Boa e do Fórum de Águas das Américas, em Foz do Iguaçu. Ele prometeu que vai pedir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que o programa desenvolvido por Itaipu na Bacia do Paraná 3 seja replicado em outras usinas. “Itaipu está de parabéns: gera energia e defende o meio ambiente”, elogiou o ministro.

Os dois encontros, que têm como tema a preservação ambiental e o futuro dos recursos hídricos, ocorrem simultaneamente, até terça-feira, no Hotel Rafain Palace. Além de Minc, participaram da solenidade de abertura o presidente do Conselho Mundial da Água, Loïc Fauchon, o ministro do Meio Ambiente da Turquia, Veysel Eroglu, o governador do Paraná, Roberto Requião, a senadora Marina Silva, o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas, José Machado, os diretores-gerais brasileiro e paraguaio de Itaipu, Jorge Samek e Carlos Quinto Mateo Balmeli, prefeitos de municípios da Bacia do Paraná 3 e outras autoridades.

Mais de três mil pessoas participam do 5º Encontro Cultivando Água Boa, que é aberto ao público em geral, com oficinas sobre gestão de bacias hidrográficas, agricultura sustentável, cultivo de plantas medicinais, gestão de resíduos, energias renováveis e edificações sustentáveis, entre outras.

*Jornal de Itaipu Eletrônico

Crédito da imagem:ANA
(Envolverde/Agência Amazônia)





© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

Desenvolvido por AW4 Tecnologia


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL


ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br