Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de novembro de 2008

CONTROLE DE ENCHENTES - 10 ANOS DO PLANO DIRETOR DE MACRODRENAGEM DE SP

Enchente no Bairro Morumbi, em São Paulo - 2005

Controle de Enchentes - 10 anos do Plano Diretor de Macrodrenagem da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê


DATA: 02 a 04 de dezembro de 2008 -

LOCAL: São Paulo-SP

O Plano Diretor de Macrodrenagem, elaborado a partir de 1998, por iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, teve como objetivo principal elencar as ações necessárias para reduzir os efeitos das enchentes na Região Metropolitana de São Paulo, localizada na bacia hidrográfica do Alto Tietê.

A implantação do Plano Diretor de Macrodrenagem se constituiu numa vitoriosa ação de gestão metropolitana na qual, a participação dos municípios sob a coordenação do Governo do Estado, mostrou-se determinante no enfrentamento dos problemas causados pelas enchentes.

Hoje, decorridos 10 anos, é oportuno avaliar os resultados alcançados e estabelecer as metas para o futuro.

O conhecimento de novas tecnologias e de outras experiências é o que pretendemos proporcionar a todos que participarão deste evento.

Assim, o Governo do Estado do Estado de São Paulo e a Secretaria de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo - SSE realizam, por intermédio do Departamento de Águas e Energia Elétrica - DAEE, o evento Controle de Enchentes - 10 anos do Plano Diretor de Macrodrenagem da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê.






VISITA TÉCNICA
A organização do evento Drenagem Urbana - 10 Anos do Plano Diretor de Macrodrenagem, oferecerá a oportunidade de uma visita técnica ao Reservatório de Retenção - Sharp, em construção na bacia do córrego Pirajuçara. Este córrego foi objeto de um conjunto de intervenções estabelecidas pelo PDMD e esta obra atenderá a cerca de 30% do volume total de reservação projetado para a bacia hidrográfica.

Serão 500.000 metros cúbicos de reservação que somados a outros 500.000 metros cúbicos já implantados em cinco reservatórios em operação, perfazem cerca de 60 % do volume total.

Dia 04 de dezembro - saída às 9h00.

A visita terá a duração de cerca de 3 horas, com a apresentação das obras previstas, executadas e em execução na bacia e visita à obras do reservatório Sharp .


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

2 comentários:

  1. Pelo pouco que sei, cheguei a conclusão de que as enchentes acontecem por que o povo joga muito lixo não somente nos rios mas nas ruas também...e o lixo acumulado nas ruas são levados pela chuva nos bueiros que são feitos para escape da água das chuvas.
    Parece que o povo só sabem culpar o Presidente ou a Administração...na verdade quem faz o País é o próprio povo!!!
    É aquele ditado ¨Colhemos o que plantamos¨ ou seja, se o povo joga lixo nas ruas ou nos rios estão semeando...daí, quando vem as chuvas, eles colhem o que plantaram!

    ResponderExcluir
  2. EU NAO ENTENDO PORQUE AS AUTORIDADES NAO AVISARAM AS PESSOAS QUE FORAM ATINGIDAS,SE UM DOS MOTIVOS FOI A ABERTURA DAS COMPORTAS

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br