Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de novembro de 2008

LICENÇA DA USINA HIDRELÉTRICA DE JIRAU AINDA NÃO FOI ASSINADA


Ibama atrasa de novo licença de usina de Jirau, em Rondônia

Portal Amazônia - 19/11/2008.

PORTO VELHO - Nem mesmo com a apresentação do documento ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ontem (18) pela manhã, o Ibama publicou, até as 20h30, o licenciamento da usina hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira, em Rondônia. As informações são do jornal O Globo.

Anunciada no dia 13 pelo presidente do órgão, Roberto Messias, a licença está emperrada, segundo fontes do mercado, pela resistência dos técnicos em liberar o início das obras do grupo Energia Sustentável do Brasil (Enersus), que venceu o leilão ao deslocar a usina em nove quilômetros e economizar R$1 bilhão.

O licenciamento de Jirau é alvo de disputa. O governo tem pressionado o Ministério do Meio Ambiente, já que é um dos maiores empreendimentos de infra-estrutura do país e também quer garantir o abastecimento energético a partir de 2012. No entanto, faltariam estudos completos sobre o impacto da nova localização de Jirau.

O Enersus confirmou ontem que não teve acesso ao documento. Porém, o próprio ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou pela manhã que a licença estava pronta. Ao sair de audiência com Lula, disse que o presidente havia recebido uma cópia do licenciamento, o que foi confirmado pela assessoria do Palácio do Planalto. Mas o texto não foi postado na internet.

- Eu dei para o presidente Lula o documento datado e assinado - disse Minc.

Fonte: Portal Amazônia

BNDES suspende empréstimo para hidrelétrica do PAC
O BNDES suspendeu empréstimo de R$ 540 milhões para a construção da hidrelétrica Serra do Facão, obra incluída no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e que tem participação da estatal Furnas.
O banco não comenta o assunto, mas fontes próximas ao projeto dizem que a desistência é fruto da entrada, no consórcio responsável pela obra, da Gallway Projetos em Energia, empresa controlada por companhia com sede na Holanda.
O financiamento à obra, localizada no rio São Marcos, na divisa de Goiás com Minas Gerais, havia sido aprovado pelo banco em agosto de 2007.
O consórcio incluía então as empresas Alcoa, Camargo Correa, DME Energética, Furnas e Oliveira Trustee, as duas últimas por meio da sociedade de propósito específico (SPE) Serra do Facão Participações.
Em janeiro, a Gallway comprou a fatia da Oliveira Trustee - Fonte: OESP, 19/11, Negócios, p.B17. /Manchetes Socioambientais ISA

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br