Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de novembro de 2008


A Política Nacional de Irrigação entra em debate na ANA

Denise Caputo - Notícias ANA - 27/11/08

O País possui cerca de 4 milhões de hectares irrigados: área que pode ser triplicada em 20 anos.

O Brasil é um dos países mais importantes na produção de alimentos, mas, apesar de sua vocação para a agricultura irrigada, ainda são necessárias estratégias para explorar racionalmente esse potencial.

A cada segundo, o Brasil consome 840 mil litros de água.

Deste volume, 69% são destinados à irrigação. Este número, por si só, justifica a discussão do planejamento da área e da Política Nacional de Irrigação (contida no Projeto de Lei nº 6381/05) – temas que foram debatidos hoje (27/11), a partir das 14h30, no seminário “Presente e Futuro da Agricultura Irrigada no Brasil sob a Ótica da Gestão de Recursos Hídricos”, na sede da Agência Nacional de Águas (ANA).

Participaram do debate o deputado José Alfonso Hamm (PP-RS) e o superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência, João Gilberto Lotufo. A mesa foi coordenada por Antônio Félix Domingues, coordenador-geral das Assessorias da ANA.

O Brasil possui cerca de 4 milhões de hectares irrigados, o equivalente a cerca de 6% da área plantada. No entanto, a irrigação responde por mais de 16% da produção e por 35% do valor econômico total gerado pelo setor agrícola.

Política Nacional de Irrigação

O substitutivo ao PL nº 6381/2005, do deputado José Afonso Hamm, foi aprovado na Comissão de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Abastecimento Rural da Câmara dos Deputados.
O PL já passou pelas Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Minas e Energia.

O projeto está na Comissão de Finanças e Tributação, e o relatório do deputado Carlos Melles foi aprovado por unanimidade em reunião da Comissão no dia 26 de outubro.

O PL ainda será encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de sua votação no Plenário da Câmara.

Futuro da irrigação

Às 16h, o diretor-presidente da ANA, José Machado, coordenou mesa sobre o futuro da irrigação no Brasil.

Participaram do debate o deputado Paulo Piau Nogueira; Ivo Mello, da Câmara Temática de Agricultura Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Demetrios Christofidis, da Secretaria de Infra-Estrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional; Clementino Coelho, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf); José Cisino Lopes, da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), e Wilson Gonçalves, da Associação de Produtores da Região do Vale do Pamplona.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br