Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de novembro de 2008

POLUIÇÃO NO RIO AREÕES CAUSA MORTANDADE DE PEIXES EM NOVA XAVANTINA (MT) - NOTA DE ESCLARECIMENTO

Festival de Pesca em Nova Xavantina MT

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO FRIGORÍFICO INDEPENDÊNCIA

O Independência S.A. informa que, assim como a comunidade e as autoridades ambientais competentes, foi surpreendido com o ocorrido no rio Areões, no município de Nova Xavantina (MT).
A empresa tem consciência da sua responsabilidade e dos impactos ambientais potenciais causados pelas operações de suas unidades, e atua pro-ativamente na mitigação dos mesmos, por meio de seus Sistemas de Controle Ambiental.

Possuímos um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) pautado na norma ISO 14.001, que tem por objetivo fornecer procedimentos para que todos os sistemas de controle existentes sejam operados e mantidos adequadamente. Atualmente, temos quatro unidades certificadas em conformidade com a ISO 14.001 e estamos trabalhando para a certificação de todas as outras. Dentro deste sistema, está o Projeto Efluente Zero, objetivando o fechamento do ciclo de consumo de água em nossas unidades, para que toda água utilizada retorne ao meio ambiente da melhor forma possível.

É necessário ressaltar que, de acordo com a política adotada em todas as plantas da empresa, o Independência direciona grande parte de seus esforços e investimentos à aquisição de todos os mecanismos que se mostrem necessários para a preservação do meio ambiente, buscando sempre conciliar a sua atividade produtiva a sustentabilidade ambiental.

Gostaríamos de esclarecer que a unidade de Nova Xavantina (MT) sempre trabalhou e trabalha em conformidade ao SGA, possuindo procedimentos de irrigação dos efluentes tratados em solo próprio, devendo em breve iniciar seu projeto da ferti-irrigação, com todo o monitoramento e sem despejo no Rio Cachoeira, corpo hídrico interno ao empreendimento, e afluente do Areões, cujo entroncamento encontra-se fora da propriedade da empresa, a cerca de 3,5 km.

Cabe elucidar que o Córrego Cachoeira é um corpo hídrico de médio porte e para o lançamento de efluentes no mesmo foi realizado estudo por meio do qual verificou-se a sua capacidade em receber este despejo sem que houvesse qualquer dano a sua qualidade.

O lançamento de efluentes que era realizado no Córrego Cachoeira, antes do início do procedimento de irrigação do solo com os efluentes tratados, foi estudado e foi verificado que o Córrego Cachoeira tem capacidade de recebimento dos efluentes tratados, sem qualquer alteração em sua qualidade inicial, ainda que o volume mínimo de água no rio, ocasionado pela diminuição das chuvas durante o período de estiagem, o que ocorre naturalmente durante o ano, estivesse abaixo do ideal.

Salientamos que a mortandade de peixes no Rio Areões não tem qualquer ligação com a empresa, face à distância entre o ponto de lançamento e o encontro do rio com o córrego e, principalmente, por não haver lançamento de efluentes no período em que tal ocorrência foi verificada.
Diante do ocorrido, movimentamos todo o quadro técnico ambiental para a cidade de Nova Xavantina (MT) a fim de averiguar e esclarecer a responsabilidade da empresa nos eventos da região.

Nossa intenção é apurar a lamentável ocorrência, aplicando todos os nossos esforços para apontar os verdadeiros responsáveis, registrando, aqui, também o compromisso de transparência e fidelidade que norteiam a empresa e que possibilitará a todos os que tenham um real interesse ambiental em nossas atividades acompanharem de forma técnica e racional, permitindo, assim, a construção um país claro, transparente e limpo, em todos os sentidos.
Atenciosamente,
Independência S.A.
www.independencia.com.br

Postado por Mariele Previdi - Assessoria de imprensa Independência no blog SOS RIOS DO BRASIL em 17 de Novembro de 2008 04:45
O INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL AGRADECE A GENTILEZA DA ASSESSORIA DE IMPRENSA DO GRUPO INDEPENDÊNCIA PELOS ESCLARECIMENTOS POSTADOS EM COMENTÁRIOS, NO SEU BLOG.
ESTA ATITUDE DEMONSTRA RESPONSABILIDADE AMBIENTAL, INTERESSE COM O COLETIVO, TRANSPARÊNCIA E MATURIDADE EMPRESARIAL.

TEMOS CERTEZA QUE VÃO APURAR O OCORRIDO E TOMAR AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS PARA QUE A POLUIÇÃO NO RIO AREÕES NÃO VOLTE A ACONTECER. AGUARDAMOS A REMESSA DOS RESULTADOS DAS APURAÇÕES QUE ESTÃO SENDO REALIZADAS.
EQUIPE SOSRiosBr


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

2 comentários:

  1. Essa conversa é pra boi dormir,este pessoal visa cada vez mais lucro sem pensar nas consequencias.Eles dizem que não despejam dejetos sem tratamento direto em córregos mas é só o pessoal da fiscalização fazerem uma blitz surpresa que eles constatarão o que acontece realmente.O ibama tem que deixar de ser conivente com esta situação.Já prestei serviços em frigoríficos e sei que isso ocorre frequentemente.Infelizmente a fiscalização sempre avisa quando vai visitar os mesmos dando tempo de fechar as válvulas de despejos de dejetos.Fica aqui registrada minha indignação!

    ResponderExcluir
  2. é inclivel a versão desse frigorifico. não da para acreditar que eles vão admitir sua culpa . quem deveria investigar essa situação era o ministerio publico e não os tecnocratas pagos por essa impresa. isso é incrivel, so falta dizerem que os peixes se suicidaram!!!!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br