Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de novembro de 2008

APÓS 52 DIAS DE CHUVAS SANTA CATARINA DECRETA EMERGÊNCIA

Foto: Artur Moser/Jornal de SC Pista da BR-470 foi destruida nesta madrugada com o excesso de chuvas

Governo de Santa Catarina decreta situação de emergência por causa das chuvas

Marco Antônio Soalheiro
Repórter da Agência Brasil - 22/11/08

Brasília - Após 52 dias de chuva, que resultaram em mais de 700 pessoas desabrigadas e seis mortes, o governo de Santa Catarina decretou no fim da tarde de hoje (22) situação de emergência em todo o território estadual. A medida será adotada, segundo o ocoordenador da Defesa Civil estadual, major Márcio Alves, também pela dificuldade de alguns municípios de providenciar os trâmites burocráticos para os decretos, devido ao isolamento. Essas cidades passam a ter assim tratamento prioritário também pelo governo estadual na recuperação dos prejuízos provocados pelas semanas seguidas de chuvas e vendavais.

A perspectiva de que as chuvas continuem de forma significativa sobre o estado preocupa as autoridades. “É uma situação que está grave e tende a piorar cada vez mais com a seqüência das chuvas”, afirmou Alves, após reunião com o governador Luiz Henrique da Silveira.

O governo também decidiu ativar imediatamente um grupo de ações coordenadas, composto por representantes de todas as secretarias estaduais, para implementar ações preventivas e de amparo às vítimas dos alagamentos e desmoronamentos.

O último boletim divulgado pela Defesa Civil catarinense, na tarde de hoje, mostra que 746 pessoas estão desabrigadas e desalojadas. Uma pessoa morreu soterrada em Brusque após deslizamento. No município de Gaspar, foi comunicada a ocorrência da explosão de um gasoduto, que provocou um buraco no asfalto e levou à interdição da BR-470, além de ter causado o incêndio de uma casa.

Em Navegantes, há mais de 100 pessoas desabrigadas, e em Balneário Camboriú um hospital atingido pelo desmoronamento de barranco teve duas alas e a cozinha comprometidas, com necessidade de remoção de pacientes.

A Defesa Civil recomenda atenção da população para que evite o trânsito nos locais alagados e fique atenta a qualquer sinal de deslizamento. No caso de emergência, as pessoas devem ligar para o 199.

Enquanto Santa Catarina sofre com as chuvas, centenas de municípios do Nordeste e do norte de Minas Gerais decretaram situação de emergência em virtude uma seca prolongada que durou quase oito meses. As primeiras chuvas começaram a cair nas últimas semanas, mas, conforme apurado pela Agência Brasil em reportagens em municípios mineiros e baianos, dificilmente os prejuízos serão recuperados, pois o período chuvoso naquelas regiões chegou com atraso e as médias pluviométricas diminuem ano a ano.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br