Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de agosto de 2010

SOS RIOS DO BRASIL VISITA (II) - SISTEMA PRODUTOR DE ÁGUA DO ALTO TIETÊ : BARRAGEM DE PONTE NOVA E PARAITINGA - SALESÓPOLIS (SP)




O Sistema Produtor Alto Tietê – SPAT

Visa a disponibilização de até 15 m³/s de água para a Região Metropolitana de São Paulo, RMSP, devendo beneficiar mais de 4,0 milhões de pessoas.

Abrange 5 reservatórios: Ponte Nova no Município de Salesópolis, Jundiaí em Mogi das Cruzes, Taiaçupeba na divisa de Mogi das Cruzes e Suzano, Biritiba em Biritiba - Mirim e Paraitinga em Salesópolis, os dois últimos em fase final de obras. Fornece atualmente cerca de 10 m³/s de água bruta para a ETA – Estação de Tratamento de Águas da SABESP – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo em Taiaçupeba.


Barragem de Ponte Nova e Radar Meteorológico


Construída pelo DAEE, a barragem auxilia na contenção de enchentes e no controle da poluição do Rio Tietê. O Radar previne para os episódios de chuva excessiva na GSP, sobretudo os agricultores radicados à jusante da Barragem de Ponte Nova. Localiza-se na divisa entre os Municípios de Salesópolis e Biritiba Mirim. Visitas são permitidas somente com autorização do DAEE
A Barragem de Ponte Nova teve sua construção iniciada em 1967, tendo iniciado suas atividades em 1971. Têm 26km² de área inundada pelas águas do rio Tietê e rio Claro, e 28km² de área não inundada. Sua função é controlar as enchentes da Grande São Paulo, não permitindo a invasão de águas nas culturas agrícolas e promover a manutenção do nível do rio Tietê.
Atualmente, a função principal é a utilização das águas dos reservatórios para o abastecimento público, não se esquecendo da irrigação e das indústrias. A Barragem de Ponte Nova é uma das mais importantes do Sistema Produtor do Alto Tietê – SPAT, pois seu reservatório corresponde cerca de 50% da água utilizada no SPAT.

Reservatórios do Alto Tietê - Reservatório do Rio Paraitinga

Em meados dos anos 60, foi elaborado o Plano Hibrace, o primeiro plano de aproveitamento múltiplo de recursos hídricos para a Bacia do Alto Tietê contratado pelo DAEE. Nele estava prevista, para as cabeceiras do rio Tietê, a construção de cinco reservatórios: Taiaçupeba, Ponte Nova, Jundiaí, Biritiba e Paraitinga.

Os reservatórios, com funções múltiplas, possibilitariam com a regularização de vazões, o controle de enchentes, principalmente na região de Mogi das Cruzes, o uso agrícola e industrial e, principalmente o abastecimento público.

As barragens do rio Biritiba e do rio Paraitinga são as duas últimas que o DAEE está implantando na região das cabeceiras do Tietê, para as quais está sendo utilizado o financiamento do Governo Japonês através do JBIC, e fazem parte da fase 1 do Projeto de Despoluição da Bacia do rio Tietê. Com as obras civis concluídas, estão sendo finalizados os serviços de desmatamento nas áreas a serem inundadas.

Os reservatórios respectivos serão capazes de acumular quase 70 milhões de m³ de água das chuvas de verão, diminuindo o risco de enchentes que causam grandes prejuízos às áreas ribeirinhas do Tietê a montante de São Paulo, além de completarem o Sistema Produtor Alto Tietê (SPAT).

Os reservatórios do Alto Tietê e as respectivas obras de interligação, estas já concluídas, integram o chamado Sistema Produtor Alto Tietê que, na sua configuração final, deverá disponibilizar até 15 mil litros de água por segundo para a Região Metropolitana de São Paulo, a partir da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Taiaçupeba, localizada junto à barragem de mesmo nome.

Ocupando uma área de 6,6 quilômetros quadrados, o reservatório do rio Paraitinga, em Salesópolis, drenará uma área de 184 quilômetros quadrados, acumulando 35 milhões de m³ de água. A área de drenagem da barragem é de 184 quilômetros quadrados. Seu maciço é de terra com altura de 28 m, e comprimento de 380 m. Com vazão regularizada de 2,2 m³/s, no nível máximo inundará uma área de 266 alqueires. Fonte: Site do DAEE

SOS RIOS DO BRASIL VISITA (II)
Sistema Produtor de Água do Alto Tietê (SP)


Prof. jarmuth, em Salesópolis (SP) visita a Represa de Fonte Nova


Estrada da acesso à barragem, na rodovia Salesópolis- Mogi das Cruzes

Reservatório de Paraitinga - Salesópolis (SP)


CLIQUE E VEJA A GALERIA DE FOTOS DA VISITA DO BLOG SOS RIOS DO BRASIL À REPRESA DE FONTE NOVA E RADAR METEOROLÓGICO DO DAEE - CLIQUE


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

2 comentários:

  1. Olá a todos,
    Gostaria de registrar aqui minha insatisfação com relaçao as indústrias que dependem de produtos quimicos em seu sistema de produção, elas são a maior responsáveis pelo destrato com os rios, pois lançam em águas fluviais os produtos que dizem passar por um "tratamento de água", quando na verdade a água tratada pelos mesmos, contém ainda muitas substâncias quimicas, tendo em vista que não consegem eliminar totalmente a quimica contida na água, ela vai parar nos sistemas fluviais de agua, dificultando assim e tornando ainda muito mais elevado para que a Sanepar aqui no paraná consiga colocar essa agua em nossa casa novamente. Hoje tenho uma empresa que após anos de pesquisas e testes, descobrimos um desengraxante natural para que haja a substituição de alguns produtos como o Gimo, querosene, água raiz, tiner entre outros. Nosso Produto não é apenas um biodegradável como também totalmente NATURAL, podendo ser usado de forma simples, sem luvas pois não é nocivo a pele.
    O EVOLUTION 500 Já foi testado em várias empresas, dentre elas quero destacar a PETROBRAS, COMLURB, a própria SANEPAR citada acima, TUBOS IPIRANGA e muito mais empresas, mas onde eu quero chegar é no ponto x da questão, eles ainda não estão ultilizando a nossa "tecnologia", que digasse de passagem, é muito avançada, pois não existe no mundo inteiro um produto similar ao nosso EVOLUTION 500. Somente gostaria de deixar aqui registrado, que nós estamos tentando eliminar de uma vez por todas esses produtos químicos que as empresas ultilizam, e se alguns leitores se interessarem a comercializarem esse fantastico produto EVOLUTION 500, teram todo o apoio e suporte. Pedimos sua colaboração para alavancarmos esse nosso projeto, que ira e muito ajudar na preservação dos rios.
    Entre em contato pelo Site: www.onixxprodutos.com ou pelo Email: contato@onixxprodutos.com e faça sua parte.

    Atenciosamente;
    Helio Oliveira

    ResponderExcluir
  2. olha o que eu vou comentar nao é um rio mas sim uma nascente que corre para o rio.olha eles estao entupindo uma represa e fazendo rua em cima dela.estao acabando com nossas nascente.tudo isso para fazer loteamento urbano. o acontecido fica localizado em ji-parana rondonia bairro jardim sao cristovao.email: narcionemelo@hotmail.com

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br