Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de agosto de 2010

DIÁLOGO DAS ÁGUAS NO INGÁ TRARÁ IMPORTANTES PALESTRAS - VEJA O CALENDÁRIO DA 4ª EDIÇAO


Recomeça ciclo de palestras Diálogo das Águas no Ingá

O primeiro encontro do ano ocorre nesta sexta-feira (27) e irá

discutir a desertificação e suas conseqüências nas mudanças climáticas

O ciclo de palestras Diálogo das Águas, série de debates promovida anualmente pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá). O tema da primeira palestra é “Desertificação e Mudanças Climáticas” e será proferida pelo Dr. Gertjan Beeckman, coordenador de Recursos Naturais e Gestão Ambiental do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). O evento ocorre no Auditório Paulo Jackson, na sede do Ingá, no Itaigara, às 15h, e é aberto ao público.

O Coordenador do IICA irá apresentar as principais características da desertificação, bem como seus processos e impactos na variação climática, além da demonstração de iniciativas de combate à desertificação no cenário nacional e internacional. Esse é um tema pertinente, sobretudo em função da Década para os Desertos e a Luta contra a Desertificação (2010-2020), lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU), no último dia 16.

De acordo com Beeckman, serão utilizados recursos visuais, como fotografias e imagens gráficas, com a finalidade de facilitar a compreensão dos participantes. Outro aspecto que tem caráter ilustrativo na palestra é a exposição da realidade do município de Gilbués, localizado ao Sul do Piauí, Nordeste do Brasil. Conforme o especialista, esse local é considerado um dos principais núcleos de desertificação do país e, por ser uma área crítica, ganha destaque no Programa de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca na América do Sul.

O palestrante mostrará também os desdobramentos de ações de cooperação técnica do IICA na região Oeste do estado da Bahia, em municípios como Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, entre outros. Serão também demonstrados estudos que implicam em ações que visam controlar e reverter o passivo de desertificação gerado no Semiárido brasileiro. Ao final, ele pretende expor as mudanças climáticas a partir do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) e vincular a relação dessas transformações com a desertificação.

Calendário Diálogo das Águas

Essa é a 4ª edição do Diálogo das Águas e o objetivo dessa programação é estimular na sociedade discussões que envolvam temas relacionados ao meio ambiente e ao uso responsável da água doce do planeta. Nos meses de setembro e outubro, sempre nas últimas sextas-feiras de cada mês, ocorrerão mais duas palestras, com os respectivos temas e palestrantes: “Recursos Hídricos e Mudanças Climáticas, proferida por Silvano Silvério da Costa, da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (MMA); e “Justiça Ambiental e Mudanças Climáticas”, proferida por Marcelo Calazans, coordenador da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE) no Espírito Santo. As inscrições podem ser feitas através do e-mail cerimonial@inga.ba.gov.br ou pelo telefone 3116-3009. As vagas são limitadas.

Mais informações

Ascom Ingá

(71)3116-3286



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br