Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de agosto de 2010

INPE INAUGURA LABORATÓRIO DE PESQUISA AMBIENTAL - LAQUATEC, EM S.JOSÉ DOS CAMPOS (SP)


Laboratório de Pesquisa Ambiental em Aerossóis, Soluções Aquosas e Tecnologias medirá concentração de gases na atmosfera e qualidade da água e de extratos aquosos (foto: Inpe)

Inpe inaugura laboratório de pesquisa ambiental

30/7/2010

Agência FAPESP – O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) inaugurou o Laboratório de Pesquisa Ambiental em Aerossóis, Soluções Aquosas e Tecnologias (Laquatec), em São José dos Campos (SP).

O laboratório medirá a qualidade da água e de extratos aquosos de amostras ambientais e também verificará a concentração de determinados gases na atmosfera. Os resultados terão impactos em estudos sobre mudanças ambientais e climáticas, ciclos biogeoquímicos, emissão de poluentes, entre outros.

Os pesquisadores do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do Inpe realizarão a manipulação e análise de amostras ambientais, mas o Laquatec será utilizado também por pesquisadores de outros centros do Inpe, como os da Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), Sensores e Materiais (LAS), Combustão e Propulsão (LCP) e Observação da Terra (OBT), além de instituições parceiras.

Segundo o instituto, além de caracterizar quimicamente amostras ambientais (ar, água, solo, plantas) o laboratório colaborará no desenvolvimento e testes de tecnologias com aplicações na quantificação e detecção de espécies químicas.

O Laquatec já possui equipamentos para realizar análise por técnica de cromatografia a líquido, medições de carbono e nitrogênio e está adquirindo outras facilidades. O local está preparado para manipulação de amostras, calibração de sondas de qualidade de águas, caracterização de sensores, montagem de coletores de aerossóis, entre outras atividades.

Mais informações: www.inpe.br



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br