Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de agosto de 2010

SOS RIO IGUAÇU (PR) - PARANÁ LANÇA O PROJETO ÁGUAS DO AMANHÃ





Águas do Amanhã mobiliza sociedade para a recuperação do Rio Iguaçu

Projeto idealizado pela Rede Paranaense de Comunicação tem como proposta conscientizar e instigar os paranaenses para a conservação do Iguaçu. O rio é o mais importante do estado e gera 7% de toda a energia do país.

O Rio Iguaçu, conhecido mundialmente pelo espetáculo oferecido pelas suas águas nas Cataratas do Iguaçu, está ameaçado. Alguns trechos do rio, onde ficam as suas nascentes, na região da bacia do Alto Iguaçu, estão mortos. Suas águas estão escuras, com mau cheiro e acumulam lixo.

Para mobilizar a sociedade em prol da recuperação do Rio Iguaçu, a Rede Paranaense de Comunicação (RPC) lançou o projeto Águas do Amanhã. A intenção é colocar em prática um programa de ações para sensibilizar, conscientizar e instigar os paranaenses para uma agenda comum de conservação, tendo como foco a gestão e utilização responsável dos recursos hídricos da região. As ações serão concentradas em Curitiba e Região Metropolitana, onde está localizada a bacia do Alto Iguaçu. Além da importância de suas águas, o Rio Iguaçu abriga em sua área de influência uma rica biodiversidade e paisagens belíssimas.

Nesta primeira fase do projeto, que terá um ano, serão realizados quatro fóruns especiais, com representantes do poder público, sociedade civil, indústria e comércio, e agricultura para elaborar um diagnóstico e consolidar informações sobre a bacia do Alto Iguaçu.

As informações servirão de base para elaborar um plano de metas e ações para a gestão dos recursos hídricos da região, que será implementado por grupos de trabalhos, divididos por setores. A intenção é agregar esforços a ações que já estão em andamento, e somar outras, que contribuam para a regular o setor de saneamento e identificar fontes de financiamento junto à iniciativa privada.

“Vamos priorizar ações e criar mecanismos para que sejam colocadas em prática por meio da articulação interinstitucional. Hoje, existem ações isoladas e escassez de recursos, o que inviabiliza os projetos de conservação do rio”, explica o coordenador técnico do projeto e engenheiro ambiental, Eduardo Gobbi. Outra proposta é levantar casos de sucesso que possam ser replicadas.

Atualmente, 80% da poluição do Rio Iguaçu é gerada por esgoto doméstico e 20% por esgoto industrial. Os resíduos chegam ao rio depois de serem lançados em seus afluentes, como o rio Belém e o Atuba.

Além de ser o rio mais importante do Paraná e cortar o estado de Leste a Oeste, o Iguaçu tem uma importância estratégica para o país, já que gera cerca de 7% de toda a energia elétrica produzida no Brasil.

“Vamos usar o poder de mobilização que temos por meio da comunicação para incentivar a sociedade, parceiros e o poder público para elaborar um plano de ações para a conservação do Rio Iguaçu. Não podemos nos omitir e deixar que o principal rio paranaense padeça ainda mais por falta de ações”, diz Milena Seabra, diretora de Marketing Corporativo da RPC.

O projeto pretende se tornar um modelo de responsabilidade socioambiental, ser pioneiro nas suas ações e desenvolver práticas que possam ser replicadas em todo o país. O Águas do Amanhã é uma realização da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), por meio do Instituto RPC e do Lupaluna Ambiental. O projeto tem o apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fundação Roberto Marinho, Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), e Agência Nacional de Águas (ANA). Fonte: Revista Digital Aguaonline


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br