Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de agosto de 2010

BRASIL, ARGENTINA, PARAGUAI E URUGUAI ASSUMEM COMPROMISSO PARA CONSERVAR AQUÍFERO GUARANI


Mercosul faz acordo para conservar Aquífero Guarani

Cada um dos países terá soberania no uso da água e deverá ser responsabilizado pela poluição

Andrea Vialli - O Estado de S. Paulo

Um acordo firmado na última segunda (02) entre os países que compõem o Mercosul –Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai – e possuem reservas de água do Aquífero Guarani prevê medidas para a conservação dos recursos hídricos do manancial. Cada um dos países terá soberania no uso da água e também deverá ser responsabilizado pela poluição.

O documento foi assinado no Conselho do Mercado Comum do Mercosul e considera que o aquífero é um recurso que ultrapassa as fronteiras e é de importância estratégica para o abastecimento de água para a população dos quatro países.

Dois terços da área total do aquífero, de 1,2 milhão de km², estão em território brasileiro.

FONTE: O ESTADÃO

SAIBA MAIS

3/08/10
Uruguai destaca agenda social dos países do Mercosul

SAN JUAN - O chanceler do Uruguai, Luis Almagro, destacou nesta terça-feira (3) a agenda social que os países do Mercosul tem e que precisam resolver a questão da pobreza "casa a casa". Os chanceleres do bloco reúnem-se terça-feira (3) em San Juan, na Argentina, na 39ª reunião do Conselho do Mercado Comum (CMC) do Mercosul.

"Alcança-se o desenvolvimento quando são resolvidos os problemas sociais, são necessários processos de reforma com permeabilidade aos mais desprovidos, e alguns países devem resolver os problemas da pobreza de casa a casa", disse Almagro durante a reunião.

Almagro afirmou que os países do Mercosul precisam se reacomodar para fazer frente à crise global e destacou os avanços da presidência pro tempore argentina, que se encerra nesta cúpula, sobre a remoção de obstáculos ao comércio, a integração produtiva e as obras de infraestrutura.

O chanceler ainda elogiou os avanços do Grupo ad hoc de Integração Fronteiriça e na Reunião Especializada de Agricultura Familiar (Reaf), que foi uma iniciativa do governo brasileiro para inserir a pauta da agricultura familiar no processo de integração regional.

Almagro acrescentou que o Uruguai é consciente da necessidade de dar um impulso final à eleição dos representantes no Parlamento do Mercosul escolhidos pelos cidadãos dos países do bloco, com ajustes necessários antes de 31 de dezembro. "Damos nosso pleno apoio", disse o chanceler uruguaio.

O ministro da Economia do Uruguai, Fernando Lorenzo, que também participou do encontro, reivindicou o Mercosul como u ponto estratégico para o Uruguai e destacou que a recente crise global pegou os países do bloco com fundamentos econômicos sólidos em solvência fiscal e acumulação de reservas.

O ministro disse ainda que para os países como o Uruguai é fundamental a agenda de acesso aos mercados interno e externo, destacando as recentes notícias sobre avanços em acordos com a União Europeia e o Egito.



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br