Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de agosto de 2010

O RISCO DO USO FREQUENTE DOS POÇOS ARTESIANOS

Poço Artesiano construído pelo governo de São Paulo


O perigo do uso indiscriminado dos poços artesianos - Uma abordagem hídrica

Ter, 03/Ago/2010


Por Kerline Maria da Silva

RESUMO - Este estudo de caso mostra o uso indiscriminado dos poços semi-artesianos no município de Matias Barbosa, Minas Gerais, mostrando suas fontes de contaminação, os principais problemas causados a população e ao meio ambiente, as soluções e uma comparação de seu uso, com o uso da água de abastecimento da concessionária local.

Introdução

Sem a água a existência da vida se torna impossível se ela não for tratada e gerida da melhor maneira possível poderá se tornar, morte, doença e desigualdade social e com o passar do tempo vem se tornando muito difícil e complexo para o homem tratar a questão da água em um cenário de crescimento, industrialização , urbanização e mudanças climáticas.

Historicamente, temos tratado a água como um recurso inesgotável.

Embora vivamos em um planeta cuja superfície é ocupada por cerca de dois terços de água, esquecemos que apenas 0,09% dessa água pode ser aproveitada para consumo do homem. E há uma parte significativa que já foi poluída ou degradada pela ação humana.

Por causa da crescente demanda por recursos hídricos está sendo necessário casa vez mais um gerenciamento intensivo para este fim, “embora ainda prevaleça a falsa consciência de que esses recursos são ilimitados” (MENDES, 1991:53). Os programas mais recentes de gestão de recursos hídricos, têm dado mais importância as medidas de caráter mais eficientes e menos onerosas” (MOTA, 1988:75) não dando importância ao planejamento uso e ocupação do solo, esse planejamento evitaria os problemas de natureza ambiental como os despejos inadequados de efluentes “in Natura” nos corpos d’água evitando muitos transtornos para as populações entorno desses cursos d’água.

A água poluída pode levar à transmissão de doenças e transportar substâncias químicas venenosas. Esta água pode fazer com que as pessoas adoeçam ou mesmo morram.

O uso freqüente de poços artesianos pode ocasionar a contaminação das águas subterrâneas .

Na maior parte dos casos, a água subterrânea é menos contaminada do que a superficial, uma vez que se encontra protegida da contaminação à superfície proveniente dos solos e da cobertura rochosa. É por isso que, em diversas partes do mundo, a maior parte da água que se bebe é água subterrânea.

No entanto, o aumento da população humana, as modificações do uso da terra e a industrialização acelerada, colocam a água subterrânea em perigo.

A água subterrânea poluída só pode ser descontaminada por intermédio de processos caros e demorados. Nos piores casos, o abandono completo da sua utilização durante muito tempo é a melhor solução. Estes fatos são cada vez mais reconhecidos pela comunidade internacional, pelo que a ciência e a tecnologia se encontram cada vez mais empenhados em ajudar, de forma a evitar os efeitos mais nocivos. Os preciosos recursos de água subterrânea precisam, cada vez mais, de ser protegidos e bem geridos, de forma a permitir a sua utilização sustentável a longo prazo.

Em algumas áreas, a água subterrânea pode conter elevados níveis de substâncias naturais que limitam o seu uso como, por exemplo, quando a água do mar invade um aqüífero. Na água subterrânea podem encontrar-se dissolvidas substâncias naturais como o arsênio, flúor, nitratos ou sulfatos, que limitam ou impedem mesmo o seu uso direto devido a questões de saúde pública. Podem existir processos adequados de tratamento de forma a diminuir ou a remover as substâncias nocivas, mas este procedimento tem, muitas vezes, um custo elevado. Em geral, portanto, a qualidade da água subterrânea deve ser controlada tanto antes como durante e após a sua utilização.

Revisão Teórica
Poços Semi-Artesianos

Os primeiros registros da utilização de águas subterrâneas foram a 5.000 anos antes de Cristo com os chineses, mas o termo "poço artesiano" só surgiu no ano 1126, quando foi perfurado na cidade de Artois, França, sendo o primeiro sistema de captação de água desta natureza.

Quando a própria pressão natural da água é capaz de levá-la até a superfície, temos um poço artesiano (Figura 01). Quando a água não jorra, sendo necessário a instalação de aparelhos para a captação da mesma, tem-se um poço semi-artesiano (Figura 02). Os poços artesianos e semi-artesianos são tubulares e profundos.



Existe também o poço caipira, que obtém água dos lençóis freáticos - rios subterrâneos originados em profundidades pequenas. Devido ao fato de serem rasos, os poços caipiras estão mais sujeitos a contaminações por água de chuva e até mesmo por infiltrações de esgoto.

Nos últimos 25 anos foram perfurados mais de 12 milhões de poços no mundo. No Brasil observou-se, nas últimas décadas, um aumento considerável da utilização de água subterrânea para o abastecimento público. Convém destacar que grande parte das cidades brasileiras com população inferior a 5.000 habitantes, com exceção do semi-árido nordestino e das regiões formadas por rochas cristalinas, possui condições de recepção de água proveniente de reservas subterrâneas.

A crescente utilização das reservas hídricas subterrâneas se deve ao fato de que, geralmente, elas apresentam água de excelente qualidade e um custo menor de captação, adução e tratamento.

A diferença entre poço artesiano e semi-artesiano

Poço artesiano - as águas são puxadas através de uma bomba e vêm através de canos, geralmente a sua profundidade é maior que a de um poço convencional, donde, a água vem mais pura e com mais sais mineiras.

Semi-Artesiano é um termo popular usado para poço profundo em que a água não jorra, necessitando de ser bombeado para obtenção de um determinado volume de água.

Classificação das águas quanto à qualidade

Segundo a Portaria 518/2004 do Ministério da Saúde no Art. 4º a definição de Água potável é : água para consumo humano cujos parâmetros microbiológicos, físicos, químicos e radioativos atendam ao padrão de potabilidade e que não ofereça riscos à saúde;

Riscos de doenças através do uso da água

A água contaminada pode de várias maneiras prejudicar a saúde das pessoas, quais sejam:

• Através da ingestão direta;

• Na ingestão de alimentos;

• Pelo seu uso na higiene pessoal e no lazer;

• Na agricultura;

• Na indústria.

Os riscos relacionados com a água podem ser distribuídos em duas categorias principais:

• Riscos relacionados com a ingestão de água contaminada por agentes biológicos (vírus, bactérias e parasitas) ou através de contato direto ou por meio de insetos vetores que necessitam da água em seu ciclo biológico;

• Riscos derivados de poluentes químicos e radioativos, geralmente efluentes de esgotos industriais.

VEJA UM ESTUDO DE CASO

Fonte: Portal do Meio Ambiente

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br