Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de novembro de 2010

SOS RIOS DO BRASIL VISITA (V) - COLABORADORA PRISCILA VISITA RIO MAPOCHO, SANTIAGO DO CHILE

Vista do Rio Mapocho, no centro da capital chilena
Nossa colaboradora Bioquímica Priscila Tavares (SP) em visita ao
Rio Mapocho, em Santiago do Chile
Vista aérea do Mapocho, cortando a cidade de Santiago do Chile

Rio Mapocho

O Mapocho (do mapudungun Mapuchuco, "água que penetra na terra") é um rio do Chile localizada na Região Metropolitana de Santiago, regime pluvial-nivo, que tem uma área de 145 km ou mais (incluindo a do rio Maipo) de origem na Cordilheira dos Andes (na área de El Cerro Plomo) até a sua foz no rio Maipo como um afluente importante na área de El Monte, e de lá para a foz do Maipo no lado sul do porto existente da Província de San Antonio.


cross country

Bandera de Chile Chile

Comprimento

110 km

Altitude de origem

n / d m

Altitude da foz

n / d m

Caudal meia

n / d m³ / s

Bacia hidrográfica

4.230 km ²

Bacia hidrográfica

Rio Maipo

Nascimento

n / d

Boca

Rio Maipo

largura da boca

n / d

Na época colonial

Pedro de Valdivia chegou em dezembro 1540 a partir da área do Peru, viu o amplo vale dominado por um rio, condições ideais para iniciar o seu primeiro assentamento espanhol. O setor indígenas picunches recomendou a fundação da cidade em uma pequena ilha situada entre dois braços do rio perto de uma pequena colina conhecida como Huelén.

Nas margens do rio (no seu meio) e uma longa língua de terra entre dois braços, ao lado da colina, no lado oeste Huelén, foi fundada em 12 de fevereiro de 1541 na cidade de Santiago (nome original: Santiago de Nueva Extremadura) por Pedro de Valdivia, que eventualmente se tornou a capital do Chile. A cerimônia religiosa foi realizada na mesma colina mencionada.

Como a primeira descrição gravado, citaremos os escritos de Garner em 1574:

"O rio é tão grande que você não pode passar sem grande risco e ecselente andando pela rua de Santo Domingo e Santiago Azocar ir direto para o mar, cheio de água. Dois rios passam pela Praça Pública, um pelo Pedro Gómez Street e da casa do conselho para o mar. A outra atravessa as ruas de Merced, e tão poderoso, que vem para o perímetro do cavalo, e permaneceu Afogados vários índios que estavam tentando atravessar "

(Nicholas Garner, Santiago de Nueva Extremadura, 1574)

O Mapocho, no século XVIII, vemos o setor de la Cañada (ex-filial do Rio).

Ao longo dos anos, a cidade começou a se expandir e na margem norte do Mapocho foi criada área agrícola de "La Chimba" (distritos atuais da Recoleta e Independência).

Nos tempos coloniais, o Mapocho tinha um braço (menor canais) devem ser separados e penetrou a partir da atual Praça Italia sul em que era conhecida como avenida La Cañada e agora é conhecida como Avenida Bernardo O'Higgins (Alameda de las Delicias) para ir para aderir ao mainstream para além da área da Praça da Constituição, deixando uma faixa de terra onde hoje é o plano principal do centro de Santiago.

Este lado sul do canal foi removido e caixa de aluviões cheio para dar lugar primeiro à Avenida La Cañada e então chamou Alameda de las Delicias, no século XIX, antes de ser rebatizado Avenida Bernardo O'Higgins.

Mais tarde, sob a orientação do prefeito Zañartu em 1773 e devido a fortes enchentes que o rio experienta no inverno foi acordada a construção de diques para proteger a cidade, e estes foram transformados em uma excursão da classe crioula.

O Mapocho e ao fundo a Ponte Calicanto, no século XIX.

A primeira ponte era conhecido foi a chamada ponte-clube, então Bridge Street, em La Chimba e existe há quase 150 anos até o século XVII e, mais tarde, em 1782, foi substituído por uma segunda e uma magnífica ponte nova chamada Cal y Canto ponte construída sob o regime do prefeito Luis Manuel de Zañartu e demolido em 1888 para ser substituídas por pontes de ferro que ainda existem.

Icone da poluição

Naqueles tempos coloniais o rio era cristalina e potável, mas com o tempo e devido ao crescimento desordenado da capital para as montanhas, os vários planos de saúde previa a construção de um grande número de emissários de esgoto da rede canais e valas em torno do plano em todas as sua expansão urbana, e com a entrada do Canal de São Carlos e também pelo Zanjón da Aguada, o rio começou a ser usado como uma enorme fossa.

Mais tarde, na serra foram instalados sistema de mineração de cobre vários que contribuíram com seus rejeitos no leito do rio.

As contaminadas águas do Rio Mapocho

Mapocho gradualmente começou a ser reconhecido pela sua água fedorenta carregado de micróbios patogênicos, contaminantes da cadeia de montanhas de minas, resíduos agrícolas e poluição diversificada.

Desde então, tem sido conhecida por sua forte poluição, uma fonte de maus odores, cheiro, turbidez elevada e alta carga de sólidos em suspensão, biomassa microbiana rica, com cem milhões de coliformes fecais por litro, uma grande demanda bioquímica de oxigênio demanda (BOD) , carga orgânica (DQO e COT), devido aos restos do metro emissários envolvente e de saúde.

Essa situação perdurou até quase o final do século XX e chegou a atrair ao limpador gaivotas grandes, do litoral e pombos-correio, do centro da cidade buscando por restos encalhados na praia.

O principal afluente, o Canal de San Carlos, que drena o setor oriental de Santiago, antes da descarga no rio Mapocho fornece grande quantidade de lama e lodo.

Até o final do século XX, especialmente nas décadas de 60-80, as suas águas foram utilizadas no oeste da capital para a irrigação em muitos campos em torno deste setor de Santiago, e assim fazendo com que a população de Santiago , um grande número de casos de tifo, paratifo, hepatite e outras doenças do trato gastrintestinal por comer verduras contaminadas pelo uso das águas.

Estado atual

Santiago é hoje, uma das cidades com o maior percentual de tratamento de águas residuais, na América Latina.

Com a construção do projecto Clean Urban Mapocho[1] pela empresa Águas Andinas, é que a partir de Janeiro de 2010, o rio parou de águas residuais usandas, através da construção de um coletor de esgotos que capta essas, e o retorna limpas o canal, de encontro a norma n º 1333 do Chile, a Lei de Saúde n º 90, para a irrigação das explorações costeiras e como um plano de descontaminação mais eficaz para Santiago.

No entanto, desde a construção da fábrica Farfana, tem odores freqüentementes, afetando a área onde se situa a fábrica, mas até agora a empresa espanhola avaliou e implementou algumas estudo eficaz de impacto ambiental, para áreas residenciais adjacentes.

No século XXI, eles começaram a criar mais consciência ambiental e obras de saneamento foram rastreados e há mesmo idéias para trazer certos setores de atividades aquáticas, como os propostos pelo presidente Sebastián Piñera.

Os túneis estão sendo construídas para desviar o esgoto do rio Mapocho natural e tratado em estações de águas residuais, com um investimento de 113 milhões dólares pela empresa Águas Andinas, em uma área de 28,5 quilômetros, com este trabalho de Santiago é uma das cidades com o maior percentual de tratamento de águas residuais na América Latina.

Hoje Mapocho é atravessada por dezenas de pontes e por sua vez, canalizado através do centro-norte da cidade, através de seu início até o seu final as cidades de Barnstaple, Vitacura, Las Condes (lado sul), Providence, Recoleta (litoral norte ), Independência (costa norte),Santiago (South Bank), Renca (costa norte), Quinta Normal (lado sul), Cerro Navia (lado sul), Pudahuel, Maipú, Padre Hurtado, Peñaflor,Talagante e El Monte.

Fonte: Wikipédia



VEJA FOTOS DO RIO MAPOCHO - SANTIAGO DO CHILE

As nascentes do Rio Mapocho

Auto Pista Central passa por tunel de 04 Km sob o Rio Mapocho
desafogando o trânsito no centro da cidade


Bela vista aérea do rio, na capital chilena
Grafites nas paredes, ao longo do rio Mapocho chamam a atenção

Na foto uma vista do Mapocho. Sob seu leito, seco nesta época do ano, pois a neve da Cordilheira ainda não começou a derreter, corre, no mesmo sentido do leito, uma auto estrada de 4 km.

Obrigado colaboradora Priscila Tavares! Aguardamos novas fotos de rios em suas viagens.

BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br