Gestão de bacias hidrográficas e a percepção de mudanças de clima, consumo e saneamento
O Vitae Civilis vem desenvolvendo, desde junho, um projeto que busca compreender os desafios de adaptação aos efeitos das mudanças de clima na gestão de águas e de bacia hidrográfica. O Projeto ADAPTS, com o apoio da ONG Both Ends e da Universidade Livre de Amsterdã, correlaciona os dados e informações científicas sobre clima e hidrologia, por um lado, com a percepção de moradores, empreendedores e gestores que atuam no Vale do Ribeira, para poder identificar medidas de adaptação aos efeitos considerados irreversíveis em razão do aquecimento global.
O estudo de percepção teve como objetivo captar o como as pessoas estão percebendo as mudanças climáticas e como acreditam que este fenômeno irá alterar suas condições de vida e atividades desenvolvidas na região. Além disto, busca relacionar tal fato com hábitos cotidianos como o consumo e questões de saneamento, já que lixo e esgoto são fatores de risco à saúde e há uma desconexão grande entre hábitos de saneamento e seus reflexos na manutenção da saúde.
Outra atividade do projeto, marcada para 17 de novembro, em Registro, SP, é um encontro técnico com pesquisadores de instituições acadêmicas, de órgãos de governo e de ONGs que atuam no Comitê de Bacia Hidrográfica, para discutir as implicações de vários cenários futuros de impactos das mudanças de clima na gestão territorial e de águas do Vale do Ribeira, que no Estado de São Paulo abrange pouco mais de 15 mil km2 e 23 municípios.
Fonte: Vitae Civilis -
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br