14 de Novembro - Dia do rio Paraguai: 10 anos de celebração, lutas e conquistas em defesa do rio.
O rio Paraguai nasce na Chapada dos Parecis, em Mato Grosso, e ao longo de seu curso rumo ao sul recebe vários afluentes importantes pela margem esquerda, destacando-se os rios Cuiabá, Taquari, Miranda e Negro. Abrange uma área de 1.095.000 Km², sendo 33% no Brasil e o restante na Argentina, Bolívia e Paraguai.
SURGIMENTO DA DATA COMEMORATIVA
Em 14 de novembro de 2000, estava marcada a audiência pública sobre o licenciamento ambiental para a construção do porto de Morrinhos, região a 83 Km do centro urbano de Cáceres, cidade localizada a oeste do estado do Mato Grosso, a 210 quilômetros da capital Cuiabá.
O porto de Morrinhos seria o berço da Hidrovia Paraná Paraguai, projeto amplamente questionado pela sociedade até os dias de hoje. Porém, devido a uma determinação judicial a audiência foi cancelada e então a decisão foi comemorada pela sociedade no município de Cáceres.
Então, desde o ano de 2001 criou-se o Dia do Rio Paraguai, comemorado todo o dia14 de novembro pelas comunidades rurais e centros urbanos localizados nas proximidades do rio Paraguai, que preparam uma grande festa para demonstrar seu amor e o sentimento de proteção.
O JURAMENTO DO RIO PARAGUAI
No dia 14 de novembro de 2003 a população comemorou o 3º Dia do Rio Paraguai, com o Juramento do Rio Paraguai, pronunciado pelo padre da Igreja Católica Progressista, Isidoro Salomão.
Diante das águas do rio Paraguai,
A defender a pureza de todas as águas,
A amar o nosso rio,
A amar a natureza,
A amar a vida e estar a serviço dela,
Porque amo e porque
quero o bem de todos o povos
Viva o rio Paraguai!
27 de novembro
ResponderExcluirPraça cultural do dirceu
Cidadania contruindo Paz
Educação socio-ambiental
Projeto da U.E.Julia Nunes