Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de novembro de 2010

SOS RIO PARAGUAI - DIA DO RIO PARAGUAI "14 DE NOVEMBRO"

Rio Paraguai - Foto Haroldo Palo Jr


14 de Novembro - Dia do rio Paraguai: 10 anos de celebração, lutas e conquistas em defesa do rio.


Comunicação Ecoa

Este ano será comemorado pela décima vez o Dia do rio Paraguai, celebração que representa os 10 anos de luta em defesa da vida do principal afluente da maior área úmida continental do mundo, o Pantanal, considerado Patrimônio Nacional pela Constituição Federal de 1988 e Reserva da Biosfera pela Unesco no ano de 2000.

O rio Paraguai nasce na Chapada dos Parecis, em Mato Grosso, e ao longo de seu curso rumo ao sul recebe vários afluentes importantes pela margem esquerda, destacando-se os rios Cuiabá, Taquari, Miranda e Negro. Abrange uma área de 1.095.000 Km², sendo 33% no Brasil e o restante na Argentina, Bolívia e Paraguai.

SURGIMENTO DA DATA COMEMORATIVA

Em 14 de novembro de 2000, estava marcada a audiência pública sobre o licenciamento ambiental para a construção do porto de Morrinhos, região a 83 Km do centro urbano de Cáceres, cidade localizada a oeste do estado do Mato Grosso, a 210 quilômetros da capital Cuiabá.

O porto de Morrinhos seria o berço da Hidrovia Paraná Paraguai, projeto amplamente questionado pela sociedade até os dias de hoje. Porém, devido a uma determinação judicial a audiência foi cancelada e então a decisão foi comemorada pela sociedade no município de Cáceres.

Então, desde o ano de 2001 criou-se o Dia do Rio Paraguai, comemorado todo o dia14 de novembro pelas comunidades rurais e centros urbanos localizados nas proximidades do rio Paraguai, que preparam uma grande festa para demonstrar seu amor e o sentimento de proteção.

O JURAMENTO DO RIO PARAGUAI

No dia 14 de novembro de 2003 a população comemorou o 3º Dia do Rio Paraguai, com o Juramento do Rio Paraguai, pronunciado pelo padre da Igreja Católica Progressista, Isidoro Salomão.

Juro neste momento,
Diante das águas do rio Paraguai,
A defender a pureza de todas as águas,
A amar o nosso rio,
A amar a natureza,
A amar a vida e estar a serviço dela,
Porque amo e porque
quero o bem de todos o povos
Viva o rio Paraguai!


SAIBA MAIS SOBRE O RIO PARAGUAI


. O rio Paraguai é um rio brasileiro que nasce na Chapada dos Parecis, no estadode Mato Grosso e banha também o estado de Mato Grosso do Sul. O rio não fazfronteira do Brasil com a Bolívia e com o Paraguai, ao contrario do que muitos pensam. As duas margens são brasileiras. Faz fronteira do Brasil com a Bolívia só num trecho ao sul da Bolívia. CLIQUE E SAIBA MAIS


BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. 27 de novembro
    Praça cultural do dirceu
    Cidadania contruindo Paz
    Educação socio-ambiental
    Projeto da U.E.Julia Nunes

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br