Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de novembro de 2010

XII ENCONTRO NACIONAL DE COMITÊS DE BACIAS - FORTALEZA (CE)



Oficina debate mudanças climáticas e gestão de recursos hídricos

Por Redação WWF-Brasil - 09/11/2010


O WWF-Brasil e o Fórum Nacional de Comitês de Bacias realizam, durante o XII Encontro Nacional de Comitês de Bacia, de 23 a 25 de novembro de 2010, em Fortaleza (CE), a oficina “Os desafios da gestão integrada de recursos hídricos diante dos impactos das mudanças climáticas”.


A oficina tem por objetivo discutir os impactos esperados das mudanças climáticas nas bacias hidrográficas brasileiras visando à proposição de mecanismos de adaptação a estas mudanças de forma articulada e integrada com os instrumentos de gestão e planejamento, sobretudo os planos de bacia.

Para os organizadores, os órgãos gestores de recursos hídricos, os tomadores de decisão e, principalmente, os organismos de bacia devem liderar os estudos necessários para o entendimento das vulnerabilidades das mudanças climáticas.


“É fundamental, para a gestão de recursos hídricos, compreender a realidade das mudanças climáticas e seus impactos futuros sobre as bacias hidrográficas, para que se possa incorporar ao planejamento medidas de adaptação a estas mudanças”, explicou Samuel Barrêto, coordenador do Programa Água para a Vida, do WWF-Brasil.


De acordo com o Painel Internacional de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), que reúne especialistas de todo o mundo, haverá um aquecimento de até 2o C nos próximos anos, mesmo que cessem agora todas as emissões de gases de efeito estufa. E este aquecimento é suficiente para causar profundas mudanças no clima, com asseveramento de secas e enchentes, por exemplo.


Assim, a oficina estabeleceu como seus objetivos sensibilizar sobre a temática de adaptação às mudanças climáticas com relação aos impactos sobre os recursos hídricos; proporcionar o estabelecimento de um diálogo intersetorial permanente entre governos, usuários e sociedade civil organizada visando à formulação de políticas públicas que contemplem o tema de adaptação às mudanças climáticas; desenvolver diretrizes de adaptação aos sistemas de água doce às mu¬danças climáticas e suas conexões com os instrumentos e políticas de recursos hídricos e clima; contribuir para a construção de uma rede social para desenvolvimento e troca de experiência em mudança climática, adaptação e recursos hídricos.


Inscrições – A oficina será realizada no Hotel Praia Centro, em Fortaleza (CE) e as inscrições, gratuitas, estão abertas e podem ser feitas por meio dos seguintes e-mails: angelo@wwf. org.br; tatiane@wwf.org.br; marilia@wwf.org.br;comitesdobrasil@ig.com.br.


FOTO
Crédito:
Edward Parker/WWF-Canon
Legenda:
Gestão de água e mudanças climáticas. Oficina debate adaptação às mudanças clímáticas em Fortaleza, CE


(Envolverde/WWF-Brasil)


© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br