Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de novembro de 2010

DIA MUNDIAL DE BANHEIROS - 19 DE NOVEMBRO




Sanitários construídos pela Fundação Ryan

Blog Ryan Fundação Bem

Dia Mundial do WC 2010


19 de novembro é o Dia Mundial de Banheiros - um dia para celebrar a importância da higiene e saneamento e para ajudar a sensibilizar para o 2500000000 (estamos falando de cerca de meia a população mundial) que atualmente vivem em condições insalubres.
O que significa "Saneamento melhorado" ?
"A melhoria do saneamento" é descrito como uma instalação de saneamento que assegura a separação higiénica de excrementos humanos do contato humano - como um banheiro. Pode ser surpreendente saber que, sem acesso a este tipo de facilidade, mais de 1 bilhão de pessoas ainda praticam a defecação aberta.
Porque acesso à higiene e saneamento é tão importante
Falta de saneamento é a principal causa de infecção. Se todos nós lavado as mãos antes de comer e após ir ao banheiro, que reduziria a chance de ficar doente por 33 por cento!
Como o recente surto de cólera no Haiti  tem mostrado, não apenas condições insalubres aumentar a chance de que as pessoas ficam doentes, mas também que a doença se espalhar.
O que é o cólera?
Organização Mundial da Saúde (OMS) descreve a cólera como uma infecção aguda intestinal provocada pela ingestão de alimentos ou água contaminados com a bactéria Vibrio cholerae. Se não for tratada, a doença pode matar em poucas horas. A OMS estima 3-5000000 casos de cólera e de100.000 a 200.000 óbitos por cólera, a cada ano. Até o momento, o surto no Haiti custou a vida de mais de 1.000pessoas.
O Que Você Pode Fazer?
Para muitos de nós, as conversas sobre os detalhes - e impactos - de higiene e saneamento pode ser um pouco desconfortável, porém, através da sensibilização, podemos ajudar a mudar atitudes, chamar a atenção, muito necessário e motivar outros a fazer o mesmo!
Inscrever-se para receber atualizações mensais da Fundação 


Evento do Dia WC 2010 - participantes podiam sentar no vaso com tampa aberta ou fechada. (Foto: AFP)


Fatos sobre Saneamento

2,5 bilhões de pessoas não têm acesso a saneamento


  • 1,1 bilhão de pessoas ainda defeca ao ar livre.
  • A maioria das doenças no mundo é causada pela matéria fecal.
  • Falta de saneamento é a principal causa de infecção.
  • 2,5 bilhões de pessoas não têm acesso a saneamento básico - definido como uma instalação de saneamento que assegura a separação higiénica de excrementos humanos do contato humano.
  • 88 por cento de todas as doenças são causadas por água contaminada, condições inadequadas de saneamento e higiene insuficiente.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br