Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de novembro de 2010

PROBLEMÁTICA DO USO RACIONAL DA ÁGUA - ESTUDO DO NEPA DE VITÓRIA (ES)




PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE DIFERENTES SEGMENTOS SÓCIO-ECONÔMICOS DA SOCIEDADE FRENTE À PROBLEMÁTICA DO USO RACIONAL DA ÁGUA
Brunela de Alcântara Merigueti
Christiane Santos Guzzo
Renata Gama Rodrigues
Roosevelt S. Fernandes
Resumo:
Apesar das várias iniciativas, públicas e privadas, voltadas à conscientização da sociedade em relação à temática do uso racional dos recursos hídricos, o que ainda se observa é um preocupante distanciamento entre o conteúdo de tais iniciativas e a efetiva mudança de comportamento (individual e coletiva) da sociedade.
Consciente deste fato, o Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental – NEPA, da Faculdade Brasileira – UNIVIX, Vitória / ES, desenvolveu um programa voltado especificamente à área de recursos hídricos, envolvendo professores, mestres e doutores, e alunos de extensão, todos ligados ao núcleo.
A primeira fase do programa visou o bairro Mata da Praia (classe média alta), Praia de Camburi, Região Metropolitana de Vitória, onde dos 40 (quarenta) edifícios ali existentes (total de 1.615 apartamentos), pesquisou 11 (onze) deles, envolvendo 225 apartamentos, atendendo ao plano de amostragem definido.
Por meio dos dados tabulados das entrevistas, obtidos através de um questionário especialmente desenvolvido, com 21 perguntas relacionadas a aspectos específicos da temática dos recursos hídricos, foi definido o diagnóstico de percepção para cada um dos edifícios e, globalmente, de todo o segmento social amostrado.
Através de reuniões realizadas nos próprios edifícios (envolvendo moradores e convidados), fez-se à apresentação dos resultados da pesquisa e, simultaneamente, um processo de conscientização em relação ao tema, bem como a apresentação e discussão de formas objetivas (ações individuais e coletivas) voltadas ao uso racional da água em condomínios.
A aceitação do programa foi comprovada pelo número de moradores e convidados presentes às reuniões e, sobretudo, pelo nível das discussões observado nos debates.
Reuniões subseqüentes, com ciclo de 6 meses, foram agendadas com os moradores de modo a manter o programa iniciado (reforço na conscientização através da avaliação contínua de resultados).
Em seguida a pesquisa foi estendida para os bairros de Jardim Camburi (classe média) e para a comunidade do entorno da UNIVIX (Goiabeiras, classe média baixa) cobrindo, deste modo, três diferentes segmentos socioeconômicos da Região Metropolitana de Vitória.
A proposta estabelecida pelo programa do NEPA foi discutida com a sociedade através da realização de um evento aberto (“Jornada UNIVIX – Soluções práticas para o uso racional da água”), com a participação da sociedade (envolvida ou não com a pesquisa em seus três níveis de intervenção), onde o corpo docente da UNIVIX abordou formas de encaminhar a implantação de soluções voltadas ao uso racional da água (aspectos técnicos e econômicos), disponibilizando apoio técnico aos segmentos interessados em implantálas, possibilitando a interação entre a sociedade e a instituição de ensino nela inserida.
FONTE: 

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br