Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de novembro de 2010

SOS ESGOTOS DA ZONA SUL DE NATAL (RN) - "ETE PODE SUBSTITUIR EMISSÁRIO SUBMARINO"


Prefeita Micarla de Souza assinou o termo de cessão para a Caern do terreno onde 

poderá ser construída a nova ETE de Natal

Projeto de emissário submarino pode ser substituído por nova ETE


Ana Luiza Cardoso – ACS Caern - 11/11/2010

O Ministério Público irá à Brasília juntamente com a equipe técnica da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) para pedir ao Ministério das Cidades que aprove a construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) para Natal. A ação conjunta foi anunciada pela promotora estadual de Defesa do Meio Ambiente, Gilka da Mata, durante a primeira audiência pública de apresentação da nova ETE, realizada nesta quinta-feira (11) na sede da Procuradoria Geral de Justiça. O objetivo da união de esforços é garantir que o Estado possa realizar a obra com os recursos originalmente contratados para construção de um emissário submarino.

Na audiência, o diretor-presidente da Caern, Sérgio Pinheiro, apresentou a nova proposta da construção de um emissário terrestre e de uma ETE no bairro Guarapes. Na ocasião foi definido que haverá uma reunião com os representantes da comunidade para apresentar detalhes do projeto. Para os moradores presentes, o diretor-presidente da Caern explicou que a nova Estação vai funcionar nos mesmos moldes da ETE do Baldo, garantindo tratamento terciário de todo o esgoto, o mais completo que existe, além de tratamento de gases para evitar odor.

Sérgio Pinheiro destacou ainda a importância do projeto do ponto de vista técnico, pois o novo emissário terrestre de 14 quilômetros de extensão terá início na atual Estação de Tratamento de Ponta Negra, que será desativada, e se estenderá até os Guarapes por ruas que ainda não são calçadas, evitando que sejam interditadas vias de grande tráfego. Também serão aproveitadas Estações Elevatórias de Esgotos já pertencentes à Caern. Além da questão técnica, o novo projeto que em sua fase inicial custará R$ 106 milhões, é mais econômico do que o projeto do Emissário Submarino, que está orçado atualmente em R$ 203 milhões.

Além disso, o emissário final terá 1,1 quilômetro de comprimento e um difusor para dispersar o efluente que sai tratado no rio Jundiaí. O esgoto, após passar pelo tratamento, terá 99% da remoção de impurezas e microorganismos. "Convido as pessoas que desejarem conhecer o funcionamento da ETE Guarapes para que conheçam a ETE do Baldo que vai começar a operar em caráter definitivo no final deste mês", convocou Sérgio Pinheiro.

Durante a audiência, a promotora Gilka da Mata e o procurador Fábio Venzon, do Ministério Público Federal, se prontificaram a ir a Brasília junto com o diretor-presidente da Caern, para pedir uma alteração do objeto do contrato fechado com o governo federal, através do Ministério das Cidades e do FGTS, da construção do emissário submarino para a nova ETE. "Também conversei com o procurador-geral de Justiça (Manoel Onofre Neto) e ele se prontificou em ir junto com a Caern para mostrar a importância desta obra para a população de Natal", informou Gilka da Mata.

A maioria dos presentes parabenizou o corpo técnico da Caern pela concepção do novo projeto. O procurador da República, Fábio Venzon, destacou a importância do projeto como melhor alternativa tendo em vista a necessidade de novos estudos para o emissário submarino, o que demandaria mais tempo para que saísse do papel. "Não podemos esquecer que a cidade vive do turismo. É uma atividade

importante e a construção do emissário poderia gerar marketing negativo na eventualidade de um acidente", lembrou o procurador. "Não podemos perder a oportunidade de resolver definitivamente o problema do esgotamento sanitário das zonas Oeste e Sul de Natal e o novo projeto apresentado pela Caern tem-se mostrado o mais viável", complementou Gilka da Mata.

LEIA MAIS:

Presidente da Caern visita ETE do Baldo com moradores do Guarapes


Essa briga vem de longe:


Enviado pela colaboradora Bióloga Rosemary Dantas - ONG Navima - Natal (RN)

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!