Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de novembro de 2010

ONG IPÊ ENTRE OS FINALISTAS DO PRÊMIO ANA 2010





IPÊ é finalista do Prêmio ANA 2010



O IPÊ é um dos finalistas do Prêmio ANA 2010, cujo tema é “Água: O Desafio do Desenvolvimento Sustentável”. Esta é a terceira edição da premiação da Agência Nacional das Águas, que selecionou três finalistas para cada categoria: ONGEmpresa,Ensino, GovernoOrganismos de Bacia, Imprensa, e Pesquisa e Inovação Tecnológica. Nesta última, concorre o Instituto, com projeto do pesquisador Eduardo Humberto Ditt, com serviços ecossistêmicos no município de Nazaré Paulista (SP).
A proposta do trabalho de Eduardo Ditt é levantar informações para desenvolver mecanismos de auxílio a projetos, políticas públicas e tomadas de decisões, relacionadas às formas de uso e ocupação do solo. Por exemplo, ao saber quantas toneladas de solo uma floresta evita que sejam perdidas e carregadas para dentro de um rio ou de uma represa, e ao estimar quanto isso representa economicamente, um gestor público terá mais condições de buscar alternativas ao desmatamento. Ou então, ao saber quantas toneladas de CO2 um trecho de floresta remove da atmosfera é possível planejar projetos de plantios florestais para compensação de emissões de gases de efeito estufa e de mitigação de mudanças climáticas.
As florestas proporcionam diversos benefícios às pessoas. Eles são conhecidos como serviços ecossistêmicos. Em Nazaré Paulista, por exemplo, alguns dos serviços associados à presença de fragmentos de Mata Atlântica incluem absorção de CO2 da atmosfera (mitigando o efeito estufa), prevenção de sedimentação da represa de abastecimento de água, controle de erosão, entre outros.

Saiba mais sobre o IPÊ



Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) foi criado em 1992, inicialmente para pesquisas com o mico-leão-preto, uma das  espécies de primatas mais raras e ameaçadas de extinção no mundo.
Hoje, o IPÊ é considerado uma das maiores ONGs ambientais do Brasil, possui título de OSCIP e tem sede em Nazaré Paulista (SP). Conta com mais de 90 profissionais trabalhando em cerca de 50 projetos espalhados pelo Brasil – Estação Ecológica de Anavilhanas (AM), uma área particular em Portel (Pará), Pontal do Paranapanema, Buri e Nazaré Paulista (SP), Parque Nacional do Superagüi/Ariri (SP-PR) e Pantanal (MS).
Desde de 2004, o IPÊ mantém uma importante parceria coorporativa com o Programa Petrobras Ambiental, desenvolvendo o Projeto As Águas Vão Rolar: Restauração de Paisagens, Conservação de Recursos Hídricos e Espécies Ameaçadas no Pontal do Paranapanema. A importância dessa parceria está registrada no depoimento em vídeo, dado pela presidente do instituto.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!