VLT do Cariri, Ceará - Brasil. Liga os municípios de Juazeiro do Norte e Crato
Uma boa solução para o transporte urbano intermunicipal funciona muito bem em vários países e no Brasil, após uma tentativa frustrada em Campinas (SP) é hoje um sucesso no Ceará, unindo Crato a Juazeiro do Norte. A definição do sistema diz: "Light rail ou veículo leve sobre trilhos (VLT), metrô Leve, ou ainda metrô de superfície, é uma espécie de trem ou comboio urbano e suburbano de passageiros, cujo equipamento e infra-estrutura é tipicamente mais "leve" que a usada normalmente em sistemas de metropolitano (metrô) ou de ferrovias (caminhos de ferro) de longo curso." Os sistemas de light rail são normalmente alimentados por eletricidade, havendo no entanto, alguns a diesel (VLT do Cariri) e outros usam um terceiro carril. Para o Vale do Paraíba (SP) que tem suas principais cidades entre Jacareí e Queluz interligadas pela Rodovia Presidente Dutra, apresentando um movimento cada vez maior de ônibus, vans e carros particulares, transportando trabalhadores das fábricas, estudantes que demandam as grandes universidades da região e uma população de mais de 2,2 mi de habitantes, o VLT sem dúvida seria uma ótima solução e bem mais econômica do que construir novas pistas paralelas à Rodovia Dutra. Salvo engano, no passado o Brigadeiro Osires Silva (fundador e ex-presidente da EMBRAER) já defendeu a idéia de um sistema de transporte sobre trilho interligando as cidades do Vale do Paraíba, para melhorar o transporte na região. Vejam no "Cidades e Soluções" da TV GLOBO NEWS, nesta quarta-feira, 10 de novembro, às 23h30 min a solução encontrada pela França para solucionar o problema do caos no transito entre 20 cidades.
Cidades e Soluções - INÉDITO! HOJE 10 NOV NO GLOBO NEWS ABRINDO OS CAMINHOS COM O VLT Direto de Paris, Joana Calmon mostra como o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) livrou pelo menos 20 cidades francesas do colapso no trânsito. Conheça as vantagens desse sistema, que foi implantado de forma pioneira no Brasil ligando duas cidades do Ceará, no sertão do Cariri. |
|
Extensão: 13,6 Km
Trecho: Fátima / Crato
Número de VLT’s: 2 VLT’s em operação e 1 em fabricação
Número de passageiros/ capacidade: 15.180 pessoas por dia
Tempo da obra: 2 anos
Número de estações: 9 (sendo 7 em operação e 2 em obras)
Engenheiros responsáveis: Engenheiro mecânico Rômulo dos Santos Fortes e o engenheiro
Empresas: Engexata (via permanente); Fuad Rassi (estações e centro administrativo)
Valor da obra / investimento + VLT: R$ 25.190.720,90
Tempo de intervalo entre os trens: 35 minutos
Valor do bilhete: R$ 1,00
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br