Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de novembro de 2010

OFICINA DO PLANO NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS (PNRH 2015) ACONTECE EM FORTALEZA (CE)



Oficina consolida ações prioritárias para Plano de Recursos Hídricos


Até esta sexta-feira (26), mais de 150 participantes, entre eles gestores do setor governamental, da sociedade civil, de comitês de bacia e do setor usuário de água, estarão reunidos, em Fortaleza, na oficina Nacional de Consolidação do Processo Regional da 1ª Revisão do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH).
O encontro é para consolidar o PNRH 2025 e apresentar as propostas consolidadas como resultado das ações priorizadas, a partir da série de oficinas regionais realizadas entre agosto e outubro de 2010, em cada uma das nas 12 regiões hidrográficas brasileiras.
A oficina também é a oportunidade para mais uma adequação dos conteúdos; atualização com incorporação dos avanços; revisão dos atores/executores e indicação de suas atribuições; estruturação de indicadores para monitoramento e avaliação do alcance dos objetivos do Plano e proposição de novas ações, exclusão ou junção.
Durante a abertura dos trabalhos nessa terça-feira (23), o diretor de Recursos Hídricos da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA, Marco Neves, disse que as oficinas regionais serviram para construir consensos de forma continuada. “Agora o PNRH precisa ser internalizado e ter capilaridade nacional para efetiva implementação de suas ações”, destacou o diretor.
O documento final desta primeira etapa da revisão será levado para deliberação do Conselho Nacional de Recursos Hídricos e retornará ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh), por meio de seminários em 2011, que serão para divulgação das informações consolidadas e pactuação da implementação. Também está previsto para o mesmo ano, a realização de um Seminário Nacional intitulado PNRH 2025: Resultados e Melhores Práticas e Seminários Regionais visando a divulgação dos resultados da revisão e de experiências bem sucedidas relacionadas às ações prioritárias.
Participam da oficina técnicos da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU), da Agência Nacional de Águas (ANA), representantes do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), dos Fóruns Nacional e Estadual de Órgãos Gestores de Água, Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos, dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs); Órgãos gestores de recursos hídricos dos Estados; das Comissões Organizadoras Regionais (CORs).
O Ministério do Meio Ambiente realizou, ao longo de 2010, uma série de oficinas regionais de revisão do Plano Nacional de Recursos Hídricos. Paralelo à realização das oficinas ainda promoveu diálogos, eventos para aprofundamento e discussão de temas de interesse nacional, tais como Água e Mudanças Climáticas; Água e Desenvolvimento Econômico.
PNRH - Além de orientar políticas públicas na área da gestão das águas, o Plano é um instrumento estratégico para a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos. Sua revisão deve ser feita a cada quatro anos e com a participação de representantes de diversos setores. Na atual redação, o Plano é composto por 4 componentes, 13 programas e 30 subprogramas. (Fonte: MMA)

BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!