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26 de novembro de 2010

CEARÁ TERÁ AUMENTO DO CUSTO DAS TARIFAS DE ÁGUA E ESGOTO EM ATÉ 17,8%


Fortaleza, a bela capital do Ceará 

25/11/2010 
Nordeste - Água e esgoto até 17,8%mais caros


Publicado por ILO SANTIAGO JR - REPÓRTER - http://diariodonordeste.globo.com/


A proposta de reformulação tarifária da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) quanto à cobrança dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Interior do Estado foi aprovada, ontem, pela Agência de Serviços Públicos Delegados do Ceará (Arce). 

Os índices de aumento variam entre 4,8% a 17,8% nas 20 faixas de consumo distribuídas por sete categorias de clientes. O reajuste médio é de 9,99%. No dia 30 de outubro, o Diário do Nordeste, antecipou, com exclusividade, os índices que estavam sendo estudados pela Arce.


"Foram modificadas algumas categorias de consumo. A tarifa média sai dos atuais R$ 1,71 o m³ para R$ 1,88 o m³", ratificou o coordenador Econômico Tarifário da Arce, Mário Monteiro, que analisou a nota técnica.

Para fim de dezembro


Conforme o gerente de mercado e concessões da concessionária, João Rodrigues Neto, a Cagece estava aguardando a aprovação da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Acfor, para poder publicar ambas as autorizações das agências reguladoras, no mesmo dia, em jornais locais de grande circulação. "São os mesmos índices de reajuste para Capital e Interior. Vamos aguardar até amanhã (hoje). 



Caso não chegue a aprovação da prefeitura, iremos publicar nesta sexta-feira, dia 26, os valores autorizados pela Arce, para o interior", disse João Neto, lembrando que são necessários 30 dias após a publicação para que as contas sejam emitidas com os novos índices. "A cobrança será proporcional a partir do fim de dezembro, pois trabalhamos com diferentes ciclos de faturamento e datas de vencimentos. Somente em janeiro de 2011, o repasse será de 100%", disse.



Sobre a disparidade entre alguns percentuais de reajuste registrada em determinadas faixas de consumo, João Neto afirmou que isso está sendo feito para tornar a cobrança mais justa para quem tem menos condições de pagar. "A diferença se deve porque estamos reduzindo subsídios de algumas categorias e aumentando de outras para redistribuir o peso da conta".



É o caso, segundo ele, da maior categoria de consumo em quantidade de clientes: a residencial normal. "A residencial normal I contém mais subsídios do que a II. A conta trará explicitada a informação a que categoria pertence o cliente. Porém, basta procurar uma loja de atendimento da Cagece ou ligar no canal gratuito 0800 275 0195 para se informar melhor sobre as mudanças na tarifa", orientou João Neto. 


ILO SANTIAGO JRREPÓRTER

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