Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de novembro de 2010

SOS RIO DOS SINOS - MORTE DE MILHARES DE PEIXES AINDA SEM SOLUÇÃO




Danos irreversíveis

Causa da morte de milhares de peixes no Rio dos Sinos (RS) ainda não foi identificada


25 de novembro de 2010

Secretário de Meio Ambiente de Novo Hamburgo afirma que não é possível determinar com certeza o que causou a morte de cerca de dois mil peixes no Rio dos Sios (RS).
A Secretaria do Meio Ambiente de Novo Hamburgo – SEMAM apresentou na quarta-feira, dia 24, as ações e resultados obtidos a partir das recentes fiscalizações realizadas em função da mortandade de peixes no Rio dos Sinos.
Durante a reunião foram apresentados mapas e fotos do trabalho desenvolvido em parceria pelas instituições para apurar as causas e os responsáveis pela morte dos peixes. De acordo com o secretário do Meio Ambiente de Novo Hamburgo, Ubiratan Hack, ainda não há resultados conclusivos. “Existem diversos agentes que podem ter causado este acidente e estamos atentos a todos eles. Entretanto, não é possível determinar com certeza o que causou as mortes”, informou.
No dia nove de novembro cerca de dois mil animais foram encontrados mortos. O encontro reuniu representantes da SEMAM, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Leopoldo – SEMMAM e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler – FEPAM.
Ao todo 45 empresas hamburguenses foram fiscalizadas pela SEMAM, sete foram autuadas e quatro interditadas. Além das vistorias, a secretaria prevê ainda a elaboração de um plano de educação ambiental voltado aos empresários locais, que deverá abordar questões como legislação e licenciamento ambiental.
Para o biólogo da SEMAM Carlos Normann, o principal prejuízo ambiental é a morte de muitas fêmeas de espécies migratórias (Grumatã e Birú) que estão em período de reprodução.
Conforme o Chefe da Divisão de Controle de Poluição Industrial da FEPAM, Renato das Chagas e Silva, é fundamental a parceria de todos os órgãos para que se evitem novas mortes de animais. “O município de Novo Hamburgo é nosso parceiro e é importante contarmos com o trabalho destes profissionais que estão próximos dos arroios e rios que passam pela cidade”, disse.
Com informações do Novo Hamburgo.Org/ANDA 
BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!