Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de junho de 2010

"SOS RIOS DO BRASIL VISITA" (I) - PARQUE NASCENTE DO RIO TIETÊ - SALESÓPOLIS (SP)

Portal da Estância de Salesópolis (SP)



NOVA COLUNA E AÇÃO PROATIVA DO SOSRiosBr

Sempre que possível faremos visitas a pontos importantes ligados aos recursos hídricos, tais como, rios, praias, barragens, hidrelétricas, hidrovias, sistemas de tratamento de esgotos e água, centros de pesquisas e/ou criação de organismos da fauna aquática, aquários e outros que serão apresentados na nova coluna do Blog.

Abrindo a nova coluna "SOS RIOS DO BRASIL VISITA" estivemos no final de semana 26 e 27 de junho na simpática Estância Turistica de Salesópolis, na Região Metropolitana de São Paulo, na micro região de Mogi das Cruzes e localiza-se a 80 km de São Paulo.

O prof. Jarmuth na entrada de Salesópolis, a terra das "Nascentes do Tietê"

Visitamos com a Profª Terê Andrade, autora das ótimas fotos apresentadas, o "Parque Nascentes do Rio Tietê," no Bairro da Pedra Rajada, a 17 Km de Salesópolis, na SP - 88. Há bastante sinalização indicando o Parque e saindo da rodovia percorre-se 6 Km até o Parque, em estrada de terra batida, bem conservada e com muitas placas de orientação ao longo do caminho.


Nascentes do rio Tietê

As nascentes ficam no Parque Nascentes do Rio Tietê, que se situa no município de Salesópolis. São cerca de 134 hectares, dos quais 9,6 já estão sob controle ambiental, protegendo as diversas nascentes que irão formar o mais importante rio do estado de São Paulo.
Localiza-se no bairro da Pedra Rajada, a 17 km do centro de Salesópolis, junto a divisa com o município de Paraibuna. O acesso se dá pela SP-88 (Estrada das Pitas), onde se acessa uma estrada vicinal de 6 km em terra batida leva à nascente.
Inicialmente nas mãos de particulares, teve sua flora original destruída. Tombado pelo Estado, sua área foi recuperada, apresentando agora floresta secundária.
As nascentes surgem entre rochas que ladeiam um minúsculo lago. A água brota em três diferentes pontos e o lago é povoado por pequenos peixes, os guarus. Logo a poucos metros de sua nascente, um vertedouro permite medir o volume de água gerado pelo lençol freático. Destaca-se o elevado fluxo de água produzido pela nascente.

Nascente do rio Tietê em Salesópolis. A água brota sob as pedras.

Um mural no local fornece alguns dados da nascente do rio Tietê. Na data indicada, verifica-se que as nascentes produziram mais de 3m³ de água por hora. Ao longo do seu trecho inicial, o rio Tietê recebe a contribuição de vários lençóis freáticos, tornando-se um córrego de elevado volume de água, no pequeno trajeto que percorreu.
Ainda dentro do município de Salesópolis, existe uma das primeiras hidrelétricas construídas no Brasil, que é a atual Usina Parque de Salesópolis. Construída em 1912 pela antiga Light, gerava energia a partir de uma queda de 72 m de altura do rio Tietê. O parque está aberto visitação pública, sendo que há um museu junto à usina. Em março de 2008 foi retomada a produção de energia elétrica. Destaca-se os maquinários antigos lá instalados. (Vikipédia)
As últimas chuvas causaram muitos problemas na estrada de acesso ao bairro onde se está localizada a Usina Parque de Salesópolis e seu museu, motivo porque fomos impedidos de chegar até lá. Fizemos várias fotos no Parque Nascentes do Tietê, registramos a presença de ônibus escolares e várias famílias paulistanas que visitam o mesmo naquela tarde.
Semanalmente muitas excursões escolares visitam o Parque
Ao lado do Administrador do Parque, Prof. Gastão, uma família paulistana, que reside próxima ao Rio Tietê, na região da Estação Rodoviária (onde o rio é muito poluído), estava encantada com a beleza e pureza de suas nascentes!



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br